Alepi vai realizar sessão solene para homenagear Elias Ximenes do Prado

por Katya D'Angelles publicado 23/04/2024 13h35, última modificação 23/04/2024 13h54
Ex-deputado foi lembrado pela sua atuação considerada firme e correta

O falecimento do ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado, aos 99 anos, foi um dos destaques da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (23). Os parlamentares lembraram da trajetória do político e aprovaram um voto de pesar e uma sessão solene para homenagear o líder político.

O requerimento para a realização da solenidade foi apresentado pelo deputado Severo Eulálio (MDB) em conjunto com toda a bancada de seu partido. Pela agremiação, quando ainda era chamada de PMDB, Elias Ximenes do Prado foi eleito prefeito de Parnaíba em plena ditadura militar fazendo oposição à ARENA, partido do regime. Além disso, foi duas vezes eleito para a Alepi.

“Um grande lutador, um guerreiro. Sempre defendendo a democracia nos momentos mais difíceis que nós tivemos desde quando ainda era vereador em Parnaíba pelo PMDB. Sempre levantando a bandeira da democracia, sempre lutando pela oportunidade de todos votarem e serem  votados”, elogiou Severo Eulálio.

O deputado ainda lembrou que Elias Ximenes do Prado foi um exemplo para o seu filho Elias Ximenes do Prado Júnior que assumiu mandato na Alepi após ser eleito em 1998 pelo PDT, mas faleceu precocemente em 2002. Em sua homenagem, o Plenarinho do Parlamento piauiense recebe o nome de Prado Júnior.

Outro parlamentar que destacou a trajetória de Elias Ximenes do Prado foi Ziza Carvalho (MDB). “A política piauiense perde um grande homem público. Elias Ximenes do Prado foi um homem de esquerda combativo. Foi prefeito de Parnaíba e deputado estadual. Lutou contra o Golpe Militar de 64, militou nas fileiras do Partido Democrático Trabalhista ao lado do meu saudoso pai (Ubiraci Carvalho) e morreu com quase um século de vida”, destacou o deputado emedebista que chegou a ser assessor parlamentar do ex-deputado.

O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), destacou a lucidez de Elias Ximenes do Prado no evento que reinaugurou o Plenarinho Prado Júnior em fevereiro deste ano. Ele afirmou que o falecimento do ex-parlamentar deixou uma lacuna na história política do estado.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles