Alepi vai realizar audiência pública sobre litígio territorial com o Ceará

por Katya D'Angelles publicado 29/08/2023 13h25, última modificação 29/08/2023 14h51
Por requerimento do deputado Der. Gil Carlos o debate será retomado

Um tequerimento apresentado pelo deputado Dr. Gil Carlos (PT) que solicita a realização de uma audiência pública para debater o litígio territorial entre os estados do Piauí e do Ceará foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (28). A data da audiência ainda vai ser marcada e ela vai acontecer junto à Comissão de Estudos Territoriais (CETE). Durante os pequenos avisos, Dr. Gil Carlos enfatizou a importância histórica do tema e a grandeza da área territorial que está envolvida no processo que hoje se encontra no Supremo Tribunal Federal. O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), recomendou ao parlamentar que mobilize a bancada federal acerca do tema e que recupere diversas ações realizadas na última legislatura, como audiências públicas e materiais audiovisuais. Esses foram trabalhos realizados por Franzé Silva quando esteve à frente da CETE.

TERESINA - Outro requerimento aprovado na sessão desta terça-feira foi iniciativa de Marden Menezes (Progressistas). O parlamentar solicita à direção do HUT (Hospital de Urgência de Teresina) informações sobre denúncias que foram feitas sobre a ausência de insumos, material cirúrgico e da manutenção dos ar-condicionados da unidade hospitalar. Ainda com cobranças à Prefeitura de Teresina, foi aprovado requerimento do deputado Dr. Gil Carlos pedindo informações sobre o sistema de macrodrenagem da região da Santa Maria da Codipi.

SEGURANÇA E SAÚDE - Para municípios da região Norte, foram aprovados três requerimentos. Dogim Félix (Progressistas) pede à Secretaria de Infraestrutura do Estado que construa uma academia popular na localidade São Joaquim, em Campo Maior. Já Rubens Pereira (PT), solicita ao Governo do Estado que instale um IML (Instituto Médico Legal) em Cocal e um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na Praia de Barra Grande. Na região central do Piauí, no município de Barro Duro, a atenção foi iniciativa do deputado Hélio Rodrigues (PT). O parlamentar é autor de requerimento que vai ser encaminhado à Equatorial Piauí cobrando uma melhor estrutura para 40 famílias que moram na rua Floriano Peixoto.

SOLENIDADES - Quatro requerimentos para a realização de sessões solene foram aprovados na sessão. Marden Meneses (Progressistas) é o autor das solicitações para celebrar os dias do Médico e dos Profissionais de Educação Física. Evaldo Gomes (Solidariedade) apresentou requerimento para homenagear o estádio Albertão pelos seus 50 anos e Fábio Novo (PT) pelos 40 anos da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

PESAR - Voto de pesar pelo falecimento de Gerardo Ponte Cavalcante foi aprovado no Plenário da Alepi. O requerimento foi de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas).

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles