Alepi sedia o lançamento da 3ª edição do Guia Indica

por Katya D'Angelles publicado 04/08/2023 12h15, última modificação 04/08/2023 12h14
Revista trás um caderno especial em homenagem a ex-deputada federal Francisca Trindade

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sediou, na manhã desta sexta-feira (4), o lançamento da 3ª edição do Guia Indica, que vem acompanhado de um caderno especial em homenagem à ex-deputada Francisca Trindade. A idealização do projeto é da jornalista Cinthia Lages.  O evento contou com a presença de muitas mulheres famosas e anônimas, mas que possuem pepal importantíssimo em suas áreas de trabalho, luta social, entre outras. As deputadas Simone Rodrigies (MDB) e Gracinha Mão Santa (Progressistas) também estão entre as homenageadas da Revista 

 

A matéria de capa é sobre Ani Sanders, cofundadora do Grupo Progresso, o qual está no cerrado piauiense desde 2001 e tem se destacado na produção de soja e em inovações na atividade agrícola. “Ela [Ani Sanders] está criando um movimento nacional de mulheres do agronegócio, que é uma área que é normalmente de domínio masculino”, disse a organizadora. Além de Ani Sanders, outras mulheres que também são destaque em seu trabalho no Agro piauiense estão na edição. "Terminou que encontramos tantas histórias de debravadoras, de pioneirias que temos praticamente um caderno", acrescenta. 



Para o caderno especial, a figura escolhida foi a ex-deputada Francisca Trindade, falecida em 2003. A jornalista conta que há “histórias inéditas da Trindade. Fizemos uma pesquisa sobre fotos, graças ao apoio da Fundação Francisca Trindade e, claro, da Assembleia, que disponibilizou o espaço. Ela foi a homenageada na 3ª edição porque eu sabia que estaria completando 20 anos [da sua morte]”.








O Guia Indica é uma publicação anual que referencia mulheres, destacando suas histórias, sendo “uma grande corrente para inspirá-las”, explica Cinthia Lages. O intuito de cada edição é mostrar as que “tenham esse conceito de vida, de ser desbravadora”, finaliza. 



Durante o lançamento da publicação, o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), enfatizou a necessidade de que as mulheres sejam revenrenciadas e tenham seus espaços de poder garantidos, principalmente na Política. "Aqui a gente vê o baixo número de mulheres na nossa Assembleia e isso não é só no Piauí. Temos muitas mulheres com histórias importantes, que fazema diferença na sociedade e a ideia dessa revista, a ideia de que a Comunicação Social é cada vez mais importante neste sentido". afirmou. Além do presidente da Alepi, o deputado Fábio Novo (PT) também prestigiou o momento, a ex-governadora do Piauí, Regina Souza, empresárias como Cláudia Claudino, ex-secretária de Cultura do Piauí, Sônia Terras, a primeira delegada mulher do Piauí, Wilma Alves e muitas outras. 



Ceder o espaço do salão nobre da Alepi para a realizção de um evento não político e que também não fosse um velório, o que é mais comumm também faz parte do plano de revitalização dos espaços da Alepi como a Praça do Povo. Para o presidente Franzé Silva, o Salão Nobre da Alepi tem que ser revitalizado como um espaço que possa ser ocupado também pela população em momentos de alegria e descontração. 


 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles