Alepi recebe evento da Aprosoja que mostra crescimento do PIB do Piauí

por paulo — publicado 21/06/2022 12h40, última modificação 21/06/2022 12h43
Alzir Neto agradeceu o apoio que a Assembleia Legislativa vem dando ao setor do agronegócio no estado.
Alepi recebe evento da Aprosoja que mostra crescimento do PIB do Piauí

Assembleia geral da Aprosoja-PI na Assembleia Legislativa

Foi realizada nesta terça-feira (21), no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, na Assembleia Legislativa, a assembleia geral da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Piauí (Aprosoja-PI). Os produtores realizaram o evento na Casa Legislativa com o objetivo de apresentar o diagnóstico do setor agropecuário do estado.

“O índice de desenvolvimento humano que mais cresce no Piauí são dos municípios ligados ao agronegócio que está em todo o Estado, não só no cerrado. Já temos produção na região meio norte, na região norte e em, praticamente, todo o Piauí. Nós representamos menos de 10% da área produtiva do Estado e já somamos um grande valor para o PIB e para o crescimento econômico do estado, somando em torno de 12%”, disse o presidente da Aprosoja-PI, Alzir Neto.

Na oportunidade, Alzir Neto agradeceu todo o apoio que a Casa vem dando ao setor do agronegócio. “A Assembleia Legislativa tem, nos últimos anos, se aproximado muito do setor com a criação da Frente Parlamentar da Agricultura e lutando pelas causas”.

Anísio Neto, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, fortaleceu a parceria entre as entidades em prol do crescimento dos setores do agronegócio e pecuária.

O secretário estadual de Agronegócio e Empreendedorismo, Jonas Moura, participou do evento e reforçou o trabalho do Estado para o desenvolvimento do setor. “Um negócio é bom quando todos ganham. E o Governo do Estado tem desenvolvido um trabalho em prol da região produtora do Piauí”.

O secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, deputado Zé Santana (MDB), parabenizou a apresentação da Aprosoja-PI e todo o trabalho que está sendo realizado em prol do desenvolvimento do Piauí. “Nós continuamos fazendo a nossa parte na intermediação não só com o Poder Legislativa, como no Executivo, levantando as bandeiras para que o setor continue crescendo”.

DIFICULDADES - Segundo Alzir Neto, a produção de algodão é uma grande promessa no Piauí, porém o Estado enfrenta dificuldades que precisam ser reparadas o quanto antes para o crescimento do agronegócio. Segundo ele, além do déficit de pavimentação, o estado enfrenta um déficit de energia elétrica, no corpo de bombeiros e nos cartórios que prejudicam o setor.

“A dificuldade no transporte já é de conhecimento de todos, mas o Piauí possui um déficit em energia elétrica que é o maior gargalo para o desenvolvimento do cultivo de algodão. Hoje o Piauí deixa de ter algumas indústrias de beneficiamento de algodão e grandes frigoríficos por conta dessa falta de energia. Além disso, o corpo de bombeiros mais próximo que temos no sul do Estado é em Floriano, o que deixa uma insegurança muito grande para o setor” disse.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles