Feira e exposição marcam programação da Semana de Conscientização do Autismo

por Iury Aragão publicado 11/04/2023 14h15, última modificação 11/04/2023 14h42
Dentro da programação do Abril Azul, Alepi realizará vários eventos

Música, artesanato e artes visuais produzidos por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus pais estarão na Praça do Povo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (11) até a próxima quinta-feira (13). O espaço faz parte da programação do Legislativo piauiense no mês de conscientização do autismo, o Abril Azul.

 

Doze quadros com os seus respectivos artistas estão entre as amostras disponíveis para todos que passarem pelo principal espaço de circulação da Alepi. São peças produzidas por crianças que utilizam a arte para se expressar e como forma de lazer, mas também por jovens que se destacam no cenário nacional e internacional.

 

Uma delas é Kelly Farias Abi-Ackel. Autista e com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ela atua como design gráfico em uma escola de Teresina, artista plástica, dá cursos na Escola de Artes Ostinatos e nas horas vagas traduz doramas do japonês para o português para a plataforma de streaming Viki.

 

Mesas foram disponibilizadas para os feirantes venderem suas peças artesanais. Produtos feitos em crochê, madeira e até cerâmica alemã estão sendo vendidos na Praça do Povo.

 

Muitos dos artesãos são pais de pessoas com TEA que utilizam a produção para melhorar a renda, mas também como forma de lazer. Célia Maria Rodrigues, por exemplo, produz peças em tecido e crochê e dá cursos para outras mães de autistas na Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Piauí (AMA-PI). "Para não depender de medicamentos, eu comecei a fazer meus tapetes e os meus pesos de porta. É uma terapia para mim", descreve Célia Maria Rodrigues.

 

Entidades de Teresina e o Centro de Referência à Criança com Autismo Pedro Marques Demes, de Luzilândia, participam da programação. Entre as instituições da capital está o Projeto Música Eficiente, que trabalha com musicoterapia. O diretor João Gilberto coordenou a apresentação na Praça do Povo. "Hoje é um evento, aqui na Assembleia, no qual nós estamos com algumas crianças autistas que foram reabilitadas por meio da musicoterapia e hoje já tem autonomia para tocar e cantar junto com a nossa banda eficiente", relatou João Gilberto.

 

Os servidores aproveitaram a feira para comprar produtos artesanais e apoiar a causa. “Aqui tem alguns produtos que comprando a gente vai ajudar a AMA. Achei muito importante [a ação] do deputado Franzé (PT), um grande entusiasta nessa luta, e nós, mães de autistas, agradecemos essa iniciativa”, afirmou a servidora Socorro Barreto.

 

O espaço foi produzido pelo Serviço Social da Alepi. “O presidente [Franzé Silva] pediu para a gente uma forma de incentivar, mais ainda, essas mães. São mães que estão expondo que fazem algum trabalho através do artesanato para ajudar nas terapias dos filhos”, explicou a diretora do setor, Ana Lúcia Demes. “Também temos uma exposição de crianças que usam a arte como forma de terapia”, acrescentou, colocando que as crianças estão felizes por terem as telas expostas na Assembleia.

 

 

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente

 

 

registrado em: