Alepi e Alece tratam de intercâmbio de experiências

por Katya D'Angelles publicado 07/07/2023 11h40, última modificação 07/07/2023 11h49
Presidente Franzé recebeu a deputada cearense Gabriella Aguiar e tratou do intercâmbio em áreas como saúde, educação e comunicação
Alepi e Alece tratam de intercâmbio de experiências

Imagem: Jarbas Santana

O presidente e o vice-presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT) e Evaldo Gomes (Solidariedade) receberam hoje (7) a deputada Gabriella Aguiar (PSD). A deputada Gabriella Aguiar é médica geriatra e está em visita ao Piauí a convite da deputada Simone Pereira (MDB). Ela veio ao Piauí conhecer a experiência do Ceir e também veio conhecer experiências em relação ao atendimento de saúde na Alepi. É uma pauta que ela está tratando em vários estados para complementar as do Poder Legislativo do Ceará. O secretário Mauro Eduardo também participou do encontro e frisou a importância do trabalho legislativo na pauta da inclusão de pessoas com deficiência. 


Franzé Silva explicou a ela todas as ações de assistência tanto em saúde e empreendedorismo aos servidores, bem como iniciativas de inclusão. Além da área de Saúde, o presidente apresentou as iniciativas da Alepi na área de Educação, como a Escola do Legislativo e escola mantida pela Asalpi, Cidadã Cidadão. "Está sendo ótimo a conhecer um trabalho que está sendo feito assim para aproximar o Legislativo da população. E queremos estreitar esse intercâmbio para que estes dois estados que são tão próximos no mapa possam ser cada vez mais próximos na legislação", afirmou a deputada.

Gabriella também focou atenção para a bandeira da inclusão das pessoas com deficiência da qual o presidente Franzé Silva também é defensor. A deputada recebeu das mãos dele a Legislação do Piauí que trata do tema da inclusão, e que tem inclusive muitas leis, propostas pelo seu mandato. "Quando chegamos a esta casa percebemos que essa bandeira que tinha sido bem defendida pela deputada Rejane estava um pouco abandonada então tivemos essa chance de dar continuidade este trabalho", frisou o presidente. Uma visita ao Ceará e outros estados, como o Pernambuco e o Maranhão para conhecer experiências que possam ser implementadas na Assembleia do Piauí foi anunciada pelo presidente. Coisas que já deram certo em outras assembleias", afirmou Franzé Silva.


CPI da Equatorial - Durante o encontro, também foi tratado o tema da CPI do sistema elétrico, CPI da Equatorial, que também foi realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. Um intercâmbio de informações também será realizado sobre os relatórios das duas CPIs.

 

 

 

 

Katya D'Angelles