Alepi comemora os 72 anos do jornal O Dia em sessão solene

por Iury Aragão publicado 15/02/2023 13h40, última modificação 15/02/2023 15h21
O Dia é o mais antigo jornal impresso em atividade no Piauí

Sessão solene em homenagem aos 72 anos do jornal O Dia foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Fundado em  1º de fevereiro de 1951, o jornal O Dia é o mais antigo impresso em atividade no estado. A proposta para a realização da homenagem é de autoria do deputado Marden Menezes (PP).

Em seu pronunciamento, Marden Menezes lembrou a história do jornal e agradeceu o trabalho realizado ao longo dos anos. “É uma honra para mim ser o proponente desta homenagem aos 72 anos do jornal O Dia. O olhar visionário do empresário Octávio Miranda, quando comprou o Jornal O Dia em 1964 e o dotou de equipamentos mais modernos nas décadas de 60 e 70, atribuiu relevância ao jornalismo do Piauí. Esse avanço permitiu o surgimento de gráficas, panfletagem, anúncios e outros negócios ligados à comunicação e publicidade no estado”, lembrou o deputado.

Nós parlamentares somos gratos pelo trabalho realizado pelo jornal O Dia, levando informação de qualidade a todos nós cidadãos do Piauí. Quero desejar a todos que fazem o Jornal O Dia muito sucesso e firmeza para superar as intempéries”, finalizou Marden Menezes.

O diretor-presidente do Sistema O Dia de Comunicação, Valmir Miranda, agradeceu a homenagem e afirmou a importância do fortalecimento da comunicação no estado. “Queremos agradecer esta homenagem. A longevidade do jornal O Dia se dá pela determinação de seu dirigente em ter um veículo que informe a sociedade, trazendo também a modernidade, evoluindo também para os canais digitais. E o objetivo é crescer ainda mais, levando o sinal do Sistema O Dia de Comunicação para novas cidades e estabelecendo novas pontes para construir o futuro”, disse.

A editora-chefe do jornal O Dia, Adriana Magalhães, ressalta o meio de comunicação está a serviço da sociedade. “Para gente, é uma alegria imensa servir sempre a sociedade piauiense trazendo na notícia a informação de qualidade, tudo muito bem apurado e com a credibilidade que traz o nosso sobrenome” afirmou.

A solenidade foi prestigiada pelos deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Bárbara do Firmino (PP), Simone Pereira (MDB), Severo Eulálio (MDB), Dr. Gil Carlos (PT), Dr. Vinícius (PT), Fábio Novo (PT) e Flávio Nogueira Júnior (PT) e por autoridades estaduais, como o coordenador estadual de Comunicação Social do Governo do Piauí (CCom), jornalista Mussoline Guedes, o secretário de estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), ex-deputado federal Fábio Abreu, e pelo ex-governador e diretor de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), Freitas Neto.

HISTÓRIA - O jornal O Dia foi fundado em 1º de fevereiro de 1951, pelo professor Leão Monteiro. O Dia era inicialmente um jornal semanário, já que na época as máquinas não tinham condições de imprimir uma publicação diária e nem a capital piauiense contava com tantas notícias para um impresso diário.

A partir de 1964, um grande impulso para o crescimento do jornal foi dado quando o empresário Octávio Miranda comprou a empresa. Mas a crise mundial do petróleo, em 1973, criou dificuldades ao jornal. Nesse período, houve redução de suas páginas, de 32 para apenas 8.

Após esse período, vieram os avanços. Novas máquinas com impressão offset foram adquiridas para oferecer maior qualidade. Surgiram, nesse contexto, as divisões de editorias e chefias na redação, implantadas ainda hoje. Em 1994, o jornal ganhou cores e, em 1996, a internet chega à redação como um meio eficaz para receber fotos e matérias de nacionais e internacionais.

Em 2001, foi lançado o Prêmio Marcas Inesquecíveis, que é promovido de dois em dois anos pelo Sistema O Dia de Comunicação. Em 2004, O Dia ganhou um novo projeto gráfico, mais moderno e com maior valorização de fotos.

A partir de 2005, o impresso passou a investir bastante em cadernos especiais.

Laryssa Saldanha – Edição: Iury Parente