Alepi celebra os 50 anos da criação do departamento de Matemática da UFPI

por Katya D'Angelles publicado 08/11/2023 13h25, última modificação 08/11/2023 17h30
Alunos e professores participaram da sessão especial

Numa solenidade bastante prestigiada por professores, alunos e colaboradores da Universidade Federal do Piauí, a Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã  nesta quarta-feira (11), sessão solene comemorativa aos 50 anos da criação do   Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), proposta do deputado Fábio Novo (PT). A cerimônia foi aberta pelo deputado Hélio Rodrigues (PT) e presidida pelo autor do requerimento.

A sessão solene iniciou-se com a exibição de um vídeo narrando um pouco da história dos alunos e professores que fazem parte do curso de Matemática oferecido pela instituição de ensino. Em seguida, o deputado Fábio Novo usou a tribuna para relatar um pouco da história do Departamento de Matemática da UFPI. Ele lembrou, por exemplo, os nomes dos primeiros professores, Geraldina França Bacelar e de Geraldo   Soares de Sousa, ambos oriundos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).” Esses podemos denominar de pai e mãe da Matemática no Piauí”, salientou o parlamentar.

Ainda no seu discurso, o deputado Fábio Novo lembrou também que o ensino superior de matemática chegou ao Piauí em 1970 com o curso de Licenciatura em Matemática, oferecido pela faculdade de Filosofia do Piauí, financiado pela SUDENE, o qual logo depois foi pela UFPI. E em setembro de 1973 foi criado o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí,  pelo então reitor Hélcio Uchôa Saraiva.

O Chefe do Departamento de Matemática do UFPI, Carlos Humberto Soares Junior, agradeceu ao deputado Fabio Novo, pela iniciativa da homenagem. Celebrou diversas parcerias que o Departamento que tem feito, com diversas instituições, entre elas a Universidade Estadual do Piauí,( UESPI), que por sua vez, tem facilitado ingresso de muitos alunos   nas   diversas pós-graduações em Matemática.

A professora Monica Maria disse que o curso de Matemática tem contribuído para e educação básica ao nível superior, em parcerias de professores e   outras universidades, elevando o conhecimento e aprendizado.

Já o professor Jurandir de Oliveira Lopes, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Profissional em Matemática,  disse que o Departamento de Matemática da Federal, tem uma história relevante, o que significa a mudança de vida de muita gente. E lembrou que o atual governador do Piauí, Rafael Fonteles , por ser é um matemático, tem contribuído muito para o desenvolvimento do Estado e por causa disso, vem está realizando um trabalho de excelência em sua gestão.

O ex deputado federal  Nazereno Fonteles, também usou a tribuna para falar sobre o curso de Matemática. Ele disse que embora formado em Medicina, mas a sua paixão é a Matemática. Para isso vai lançar um E-book, para fazer uma transição do básico ao nível superior, para facilitar o entendimento atualizado de uma arte, um jogo,  em tudo que se faz, tem a influência da matemática.

O Reitor da UFPI, professor Gildásio Quedes Fernandes, revelou que atualmente, a Universidade tem  580 alunos, já graduo 1.297 e certificou 286 anos.” Isso com muito excelência pelos professores, colaboradores e alunos. Ninguém faz nada sozinho”, salientou o Reitor. Ele  disse, ainda,  que os cursos de matemática precisam às  adequar  novas tecnologias e métodos à nova docência.

Representado o Governador Rafael Fonteles, o professor João Xavier lembrou que há 30 anos esteve na Assembleia, para propor uma solenidade alusiva aos 30 anos do Departamento do Curso de Matemática, e não foi atendido. “Esse é um reconhecimento público, de que há  algo diferente na qualidade dos deputados em reconhecer a importância da Matemática, através do deputado Fábio Novo”, comemorou.

A mesa de honra foi composta  pelo Presidente Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Piauí, representado do Governador do Piauí, Professor Dr. João Xavier, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Matemática, Professor Dr. Jurandir de Oliveira Lopes, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Matemática da UFPI professor Dr. Rondinelle  Marcolino Batista, Representando o Reitor da UESPI, Pró Reitora de Ensino e Graduação Professora Mônica Maria Feitosa Braga Gentil, Coordenador do Curso de Graduação em Matemática Professor Dr. Joel Conceição Rabelo, Diretor do Centro de Ciências da Natureza -CCN ( UFPI) Professor Dr. Edmilson Miranda de Moura e o Reitor da UFPI Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes.

IMAGENS DA SESSÃO

Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles