Alepi aprova Indicativo que propõe mudança na lei do IPVA

por Katya D'Angelles publicado 23/04/2024 13h35, última modificação 23/04/2024 17h45
A proposta é de isentar pessoas com síndrome de down e autistas do pagamento do imposto

A Assembleia legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (23), Indicativo de Projeto de Lei, de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (PP), que altera a lei 4.548/1992, a qual institui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta defende a isenção para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de down e autistas.


 

“Propomos o presente projeto de indicativo de lei tendo em vista o impacto social que a norma representará, principalmente para aqueles que têm familiares autistas e dependem diariamente de veículos para os deslocamentos aos longos e exaustivos tratamentos para minimizar os efeitos do transtorno”, justifica a parlamentar.

 

Gracinha Mão Santa explica que a redação antiga do artigo 5º da lei 4.548/1992 não incluía pessoas autistas e, a partir da nova escrita, eles estão inseridos. “A nova redação do dispositivo vai mais além e disciplina integralmente a matéria, sendo específica na concessão da isenção do IPVA àqueles que necessitam de um veículo para seu transporte ou para o transporte dos familiares que tenham alguma necessidade especial”, diz.


 

Como se trata de um Indicativo de Projeto de Lei, ele segue para a análise do Governo do Estado, que decide se apresenta a proposta à Alepi como um projeto de lei. Caso retorne à Casa legislativa, a matéria deverá tramitar como uma nova proposição.

 

ICMS – O Projeto de Lei Ordinária do Governo 22/24, com alterações na lei que disciplina a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (23), mas ainda deve passar pela Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, antes de ser votado em Plenário.

 

Homenagens – O Plenário da Alepi aprovou a entrega de seis títulos de cidadania piauiense. Os agraciados serão Jorge Rodrigo Araújo Messias, Eduardo Morais da Rocha, Lucas Fidelis Júnior, Francisco Wagner Pires Coelho, José Faustino Paiva e Carlos Henrique Bezerra Sales.

 

Também houve a aprovação para a entrega da Medalha do Mérito a Willian Guimarães Santos de Carvalho, Alípio Gomes de Assis, Antônio de Pádua Seixas, Carlos Augusto Pires Brandão, Paula Regina da Silva e Erivan Lopes.

 

Utilidade Pública – A Associação Florianense de Vaquejada teve o aval legislativo para ser reconhecida como de utilidade pública. O pedido é do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles