Aldo Gil requer retomada das obras do novo Hospital Regional de Picos

por Iury Aragão publicado 14/02/2023 14h38, última modificação 14/02/2023 14h38
O parlamentar também solicitou a nomeação dos diretores regionais de saúde

O deputado estadual Aldo Gil (PP) solicitou, na sessão plenária desta terça-feira (14), a continuidade das obras de construção do novo hospital regional do município de Picos. O pedido, direcionado ao governo estadual e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foi encaminhado por meio de requerimento à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi).

Em discurso, o parlamentar pediu o apoio dos demais deputados presentes para a aprovação do requerimento. “Solicito do governo do estado para que retome as obras do Hospital Regional de Picos que se arrastam desde 2010. Peço ainda ao governador Rafael Fonteles para que providencie a nomeação dos diretores das regionais de Saúde. Estamos com problemas com os pacientes que são tratados de tuberculose; não está sendo dispensada pela falta do diretor da Regional”, explicou o deputado.

Na ocasião, o deputado Rubens Vieira (PT) também encaminhou à Casa legislativa requerimento que versa sobre o tema saúde. O documento solicita ao governo do Estado e à Sesapi a criação de um Centro de Referência em Saúde da Mulher na região norte do Piauí. Ambos os requerimentos foram aprovados durante a sessão.

TRANSPORTE - O requerimento para a criação de uma comissão de parlamentares para tratar da situação do transporte coletivo de Teresina foi aprovado pelos presentes. A solicitação, de autoria do deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), foi subscrita pelo deputado Henrique Pires (MDB).

VETO - O Governo do Estado encaminhou à Alepi a Mensagem nº 31, que veta o Projeto de Lei 157/2022. A proposta vetada pretendia nomear de Vital Neto Rodrigues o Estádio de Várzea dos Morros dos Cavalos, localizado no município de Simplício Mendes. O deputado Ziza Carvalho (PT) é o autor da matéria.

SEGURANÇA - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT), requereu envio de expediente ao Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Coronel Scheiwann Scheleiden, para solicitar a reativação do posto de policiamento e a criação do Grupamento de Polícia Militar (GPM) no bairro Cerâmica Cil, em Teresina. A Casa aprovou o requerimento.

Outro requerimento do parlamentar foi aprovado na sessão desta terça-feira. Trata-se do pedido de realização de sessão solene em homenagem aos 50 anos da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PI).

O deputado Henrique Pires também obteve a aprovação de requerimento de sessão solene de sua autoria. O parlamentar requereu à Assembleia a realização de sessão em homenagem à Associação de Magistrados Piauienses (Amapi) pela prestação de importantes serviços em favor do Estado.

UTILIDADE PÚBLICA - O deputado Fábio Novo (PT) apresentou à Alepi o Projeto de Lei que trata do reconhecimento da Utilidade Pública da Associação Idearte - Dançando a Sua Identidade Cultural, em Teresina.

Andréia Sousa - Edição: Iury Parente