Abertura do ano legislativo terá entrega da reforma do plenarinho

por Katya D'Angelles publicado 02/02/2024 14h05, última modificação 02/02/2024 15h11
Presidente da Alepi, deputados e governador farão visita as novas instalações antes da sessão de abertura

Na próxima segunda-feira (5), a partir das 10 horas, inicia a programação da abertura do ano legislativo do Piauí com a entrega a obra de reforma do Plenarinho Deputado Prado Júnior. O presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT) e os demais deputados receberão o governador Rafael Fonteles, juntos farão uma visita as novas instalações do Plenarinho Deputado Prado Júnior, que foi completamente reformado, logo depois se dirigem ao plenário Waldemar Macedo onde será aberta a sessão plenária e realizada a leitura da mensagem anual do Poder Executivo.


A obra iniciou no final de dezembro do ano passado e será entregue nesta segunda-feira durante a abertura do ano legislativo. Foram realizadas melhorias em todo o espaço. Além de nova estrutura de som e refrigeração o local ganhou estrutura de acessibilidade e nova área técnica.


"Essa é só a primeira etapa do processo de modernização destas estruturas. Que foi um dos compromissos assumidos na nossa gestão. O plenarinho da Alepi é um dos nossos espaços mais importantes da casa é o local dos grandes debates, onde recebemos não só os deputados, mas a população, a sociedade civil organizada que vem para debater nas audiência públicas, por exemplo. Era uma obra necessária e estamos felizes em ter conseguido terminá-la em tempo recorde", explica o presidente Franzé Silva


De acordo com Liliane Fontinele, diretora adjunta da Diretoria Geral da Casa, as mudanças nas estruturas incluem melhorias nos equipamentos de som, na iluminação e na climatização. "Esta, por exemplo, vai ser individualizada por meio de sprinters, deixando de ser feita por meio de uma central antiga", explica.



Outro ponto de melhora vai ser a internet no local que recebe muitas pessoas, principalmente, para audiências públicas. Rampas de acessibilidade, que não existiam, também vão ser implantadas.


A primeira previsão era de término após o Carnaval, mas a obra foi acelerada e as as sessões deliberativas da Casa começarão a ser realizadas no plenarinho a partir da terça-feira (6) devido ao início da reforma do plenário Waldemar Macedo.


Com o fim da obra de modernização, a Alepi vai preparar uma chamada pública para captar empresas interessadas em utilizar o espaço gastronômico que vai passar por várias mudanças, mas mantendo várias características do tradicional prédio do Legislativo piauiense.

 

 

Ascom Alepi - Edição: Katya D'Angelles