Abertura do Ano Legislativo é marcada por balanço e novas perspectivas

por Katya D'Angelles publicado 05/02/2024 14h32, última modificação 05/02/2024 14h32
A solenidade contou com a presença de representates de todos os poderes e do ministro Wellington Dias

"Modernização" foi a tônica do discurso do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT), na sessão de abertura do Ano Legislativo, realizada nesta segunda-feira (05), tanto que a solenidade foi precedida pela entrega da reforma do plenarinho Deputado Prado Júnior. "Quero aqui agradecer a cada deputado, a cada deputada, para que a gente possa, com as bênçãos de Deus, fazer com que esse ano seja um ano de muita produtividade, em benefício do povo do Piauí", frisou.

O governador Rafael Fonteles (PT) entregou a Mensagem Anual ao presidente do Legislativo, com o balanço do seu primeiro ano de gestão e as perspectivas para o ano de 2024. O gestor destacou a parceria entre Executivo, Legislativo e Judiciário como fundamental para a concretização das propostas apresentadas no plano de governo.

Dentre as conquistas elencadas pelo governador está a inauguração do Porto Piauí, a ampliação do número de escolas de tempo integral, o crescimento das ofertas de emprego, o chamamento do maior quantitativo de policiais militares, além da digitalização e desburocratização dos serviços públicos, a exemplo do programa Piauí Saúde Digital, iniciativa pioneira de telessaúde.

A mesa de honra contou com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; juiz auxiliar Luiz de Moura, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; conselheiro Kléber Eulálio, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado; sub-procurador geral Hugo de Sousa Cardoso, representando o Ministério Público Estadual do Piauí; defensora-geral Carla Yáscar; prefeito Toninho de Caridade, presidente da APPM; dentre outras autoridades.

Trabalhos - O presidente Franzé Silva adiantou que, a partir dessa terça-feira (06), serão iniciados os entendimentos para a instalação das comissões técnicas do Legislativo, a fim de que possam analisar as matérias apresentadas pelos deputados e pelos demais poderes.

As sessões deliberativas passarão a ser realizadas, provisoriamente, no plenarinho Deputado Prado Júnior, uma vez que o Plenário Waldemar Macêdo passará por uma ampla reforma. "Que em 90 dias possamos retornar pra esse plenário totalmente modernizado, com conforto e acomodações melhores não só para os deputados, mas também para as pessoas que acompanham o dia a dia do Legislativo", pontuou Franzé.

Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles