Programa de Desenvolvimento de Competências será meta principal da Escola do Legislativo

por Katya D'Angelles publicado 17/04/2023 12h30, última modificação 17/04/2023 12h57
Novo diretor, José Osmar Alves, tomou posse e falou sobre planejamento da Escola


A Escola do Legislativo “Professor Wilson Brandão” (Elepi), instituição de ensino ligada à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), tem novo diretor-geral. Trata-se do promotor de justiça aposentado e advogado José Osmar Alves. Suas principais metas são prosseguir com o Programa de Desenvolvimento de Competências, que abrange três eixos: Educação Corporativa, cujo objetivo é a capacitação de servidores da Alepi; Educação Continuada, que é a oferta de cursos de extensão, pós-graduação e graduação para servidores e comunidade e Educação Cidadã, que consiste no Projeto Parlamento do Futuro Piauiense - que está em fase de ajustar detalhes a fim de ser colocado em prática. O  Tribunal Regional Eleitoral do Piauí também faz parte da execução Projeto Parlamento do Futuro Piauiense.

Segundo José Osmar Alves, mesmo não tendo comandado antes nenhum estabelecimento de ensino, o diretor da Escola do Legislativo já foi professor do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação, lecionou na Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, como especialista em Direito Tributário e em uma disciplina de pós-graduação da Elepi. “Essas experiências contribuíram para que eu tivesse contato direto com o universo da área educacional e adquirir mais conhecimentos sobre o funcionamento”, destacou.

BIOGRAFIA - Filho de trabalhadores rurais, José Osmar Alves nasceu em 9 de maio de 1963, no município de União. É casado e pai de dois filhos. Foi operário de fábrica de papel e celulose e professor.

É formado em Jornalismo pelo Instituto Universal Brasileiro (IUB). Formou-se também em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e fez pós-graduação em Direito Tributário. Foi promotor de justiça no estado maranhense e assessor da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão. Exerceu o cargo de diretor do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).


Aposentou-se do Ministério Público em 2022. A partir daí, trabalhou como advogado.
“É nossa missão levar a Escola do Legislativo para junto das comunidades, por meio dos cursos de extensão, pós-graduação e outras atividades. A Educação em geral, e aquela ministrada pela Elepi em particular, precisa apresentar-se útil à sociedade, fazendo-se parte integrante desta”, ressaltou José Osmar.

Conforme o diretor, a utilidade que se quer materializar-se na Escola do Legislativo de diversas formas são: no aperfeiçoamento técnico dos servidores da Assembleia Legislativa, na disponibilização de serviços tecnologicamente aperfeiçoados, na estruturação das indústrias em geral e, ainda, no trabalhar a cultura como instrumento de emancipação política e social dessas mesmas comunidades. ”Assim, a sociedade tomará conhecimento de que o Poder Legislativo Estadual tem uma escola e que está a serviço do povo piauiense”, completou o diretor José Osmar Alves.


Elinor Campos/ Ascom Elepi – Edição: Iury Parente