Painel sobre Inteligência Artificial nas estruturas de Poder no Brasil reúne mais de 100 participantes e celebra o Dia Nacional da Educação Legislativa
Realizado no último dia 15 de maio, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o painel “Governança e Tecnologia: Os Impactos da Inteligência Artificial nas Estruturas de Poder (Legislativo, Executivo e Judiciário)” foi um verdadeiro sucesso. Com mais de 100 inscritos, o evento marcou de forma expressiva as comemorações pelo Dia Nacional da Educação Legislativa, reunindo participantes interessados em debater os desafios e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial no setor público brasileiro.
Promovido pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, por meio da Assembleia Legislativa do Piauí e com o apoio do TRE-PI, Tribunal de Justiça do Piauí, Associação Jurídica e Social do Piauí e da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Piauí, o curso contou com uma programação intensa e atual.
Durante o evento, especialistas discutiram como as ferramentas de IA estão transformando a dinâmica do poder público, com foco nos três poderes da República. As palestras foram conduzidas por Valdílio Falcão (Poder Legislativo), Dimmy Magalhães (Poder Judiciário), e André Macedo e Venceslau Oliveira (Poder Executivo), que abordaram temas como a aplicação de IA em processos decisórios, na produção normativa, na gestão institucional e nos julgamentos.
“Esse é o anseio da nossa escola, buscar levar aquelas pessoas interessadas em novos aprendizados, para que possam desenvolver, na sua área específica, seu conhecimento, e poder melhorar seus serviços, seja na ALEPI, no Tribunal de Justiça, ou no Tribunal Eleitoral. Nós estamos fazendo uma série de visitas procurando novas parcerias com instituições de ensino, para que possamos ampliar essa nossa proposta de levar à população piauiense a missão da Escola do Legislativo”, exalta o deputado Wilson Brandão, presidente da Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão.
Voltado para servidores públicos, juristas, estudantes e gestores, o painel ofereceu uma abordagem crítica sobre o papel da tecnologia na redefinição das estruturas de governança e alertou para os riscos éticos, jurídicos e institucionais da adoção indiscriminada da IA. Com grande adesão e conteúdo de relevância, o evento consolidou-se como uma importante iniciativa de fomento ao debate sobre inovação e governança pública no Brasil.
A data de 15 de maio foi escolhida como Dia Nacional da Educação Legislativa em alusão à criação, em 2003, da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), um marco que permitiu a institucionalização da educação legislativa nos parlamentos e tribunais de contas do país. Com a lei, o Dia Nacional da Educação Legislativa passa a integrar o calendário oficial de eventos nacionais.