Escola do Legislativo abre Oficina de Oratória e Comunicação

por Elinor — publicado 22/05/2022 11h51, última modificação 22/05/2022 11h51

Dando prosseguimento à realização de cursos de extensão e oficinas, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão ofereceu neste final de semana, dias 21 e 22, a Oficina de Oratória e Comunicação para Rádio, TV e afins. O jornalista Bartolomeu Almeida ministrou a oficina que teve o objetivo de desenvolver, por meio de metodologia participativa, competências de como falar com naturalidade e improviso, conseguir o envolvimento dos participantes, organizar melhor as ideias ao falar usando a seu favor o tom, a dicção e a impostação da voz.

O conteúdo programático abordou dicas gerais para uma boa comunicação, técnicas de aquecimento vocal, como falar bem, como enfrentar uma fala surpresa, como abrir uma fala/palestra, dicas para boa apresentação, como usar o microfone, como vencer o medo de falar em público, como enfrentar a ansiedade, como enfrentar ruído dos ambientes, valorizar as qualidades das pessoas, como controlar o nervosismo na fala em público, os maiores medos, o que dificulta uma boa apresentação, vícios de linguagens (muletas), além de vídeos exemplificativos.

Os alunos também tiveram aulas práticas, como simulação de entrevista ao vivo para TV, simulação de entrevista gravada para TV, simulação fala na Tribuna, simulação de apresentação em público. O instrutor Bartolomeu Almeida fez avaliação na hora dos alunos em cada dinâmica.

A oficina contou com a participação da fonoaudióloga Virgínia Amaral. A profissional deu sugestões sobre os cuidados que se deve ter com a voz e como melhorar a dicção.

Fernando Antonio Pinto dos Santos, que trabalha na área de Turismo no estado maranhense, ficou satisfeito com a oficina. "A condução das aulas e a prática das atividades de forma intensiva me proporcionou mais aprendizado e me deixou mais confiante em falar em público", enalteceu.

Segundo Bartolomeu Almeida, o saldo foi positivo da 1a oficina sobre o tema que ministrou na Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. O instrutor já faz planos para realizar nova oficina em breve, utilizando a mesma estrutura de equipamentos: câmeras filmadoras modernas, ilha de edição, microfones sem fio e material didático.

A coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Vânia Castello Branco, comemorou o aproveitamento dos alunos e adiantou os cursos de extensão ofertados neste semestre e que estão com vagas abertas: Licitação e Contratos, Elaboração de Projetos para Captação de Recursos e Redes Sociais: o que é preciso saber sobre Facebook, Instagram e WhatApp. As inscrições são feitas na Secretaria da Escola de segunda a sexta-feira, de manhã, tarde e noite ou pelo e-mail elepicp@gmail.com