Direito Militar é a nova pós-graduação da Escola do Legislativo

por Katya D'Angelles publicado 22/08/2023 14h54, última modificação 22/08/2023 14h54
Especialização para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos na área Militar do Direito

Em parceria com a Polícia Militar do Piauí, a Escola do Legislativo “Professor Wilson Brandão”(Elepi) realiza a pós-graduação em Direito Militar, através do Ensino à Distância (EAD), sendo 100% online. O início da especialização está condicionado à formação da turma. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na secretaria da Escola do Legislativo ou pelo e-mail posgraduelepi@gmail.com.

O público-alvo é destinado para qualquer profissional que tenha curso de nível superior. A especialização também é direcionada para os bacharéis em Direito, advogados, oficiais e praças da Polícia Militar, das Forças Armadas e demais operadores jurídicos de outras áreas do Direito.

A pós-graduação em Direito Militar é uma especialização para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos na área Militar do Direito. O curso abrange uma visão geral sobre a legislação que rege as Forças Armadas e forças auxiliares, além de abordar temas relacionados à justiça militar, direitos e deveres dos militares, entre outros assuntos.

O objetivo é propiciar aos alunos noções que visam à compreensão do Direito Militar por meio de aperfeiçoamento técnico-profissional em área mais restrita do saber jurídico, capacitando profissionais para atuação de alto nível nesse segmento, seja na Administração Militar ou junto ao Poder Judiciário, Militar e Comum.

A especialização tem a finalidade de apresentar ao aluno conhecimentos jurídicos sobre Direito Penal e Processo Penal e Processual Penal Militar, com visão interdisciplinar e estratégias necessárias para sistematizá-lo com os demais ramos das Ciências Jurídico-Penais.

O curso de pós-graduação lato sensu tem conteúdo voltado ao estudo científico e prático do Direito Militar e terá a carga horária de 360h/ a, distribuídas em atividades teóricas e práticas (330h/ a) e realização de trabalho de conclusão de curso (30h/ a).

A especialização será desenvolvida em três semestres, com aulas quinzenais: sexta-feira das 18h às 22h, sábado das 8h às 12h e 14h às 18h, além de domingo, que estará à disposição dos alunos para tirar dúvidas sobre os estudos de casos concretos e trabalhos da disciplina, das 8h às 12h e 13h às 18h, podendo ocorrer alterações em dias da semana e datas.

Segundo a vice-diretora da Escola do Legislativo, Gildete Milu, a Elepi cumpre seu papel ao ofertar uma especialização tão importante para a garantia dos direitos militares. “A pós-graduação em Direito Militar desenvolve a metodologia de aulas que incentivam a discussão sobre essa área do Direito e a sua relação com temas sociais, políticos, econômicos da atualidade”, acrescentou.

Elinor Campos - Edição: Katya D'Angelles