Governo encaminha projeto de criação de Centro de Assistência à Mulher

por Ascom/Alepi publicado 04/08/2022 14h15, última modificação 04/08/2022 14h17
Também foi lido na sessão desta quinta-feira (4) o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação Criança Feliz
Governo encaminha projeto de criação de Centro de Assistência à Mulher

Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) desta quinta-feira (04) foi lida a Mensagem Nº 59/2022 do Governo do Estado que contém o Projeto de Lei Nº 35 que dispõe sobre a criação do Centro de Referência da Mulher Francisca Trindade - CRMFT, que visa à prestação de assistência às mulheres em situação de violência doméstica.


Na ocasião, também foi lido o Projeto de Lei que declara de utilidade pública estadual a Associação Criança Feliz, situada no município de São João do Piauí. A proposta é de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT).


O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Alepi, encaminhou à Casa o Projeto de Decreto Legislativo que visa conceder o título de cidadão honorário piauiense ao Coronel Helder Staevie dos Santos, Comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) do Exército Brasileiro do Estado do Piauí.


O presidente da Assembleia requereu ainda a realização de Sessão Solene na Assembleia em comemoração ao Dia do Soldado.

O deputado Ziza Carvalho (MDB) também solicitou a marcação de uma solenidade, desta vez em homenagem ao Dia do Advogado, quando será lida e assinada uma carta em defesa da democracia e das instituições brasileiras.

A deputada Teresa Britto (PV) solicitou envio de Voto de Louvor pelo Dia do Padre.


O deputado estadual Marden Menezes, do PP, pediu o envio de expediente às secretarias de Segurança e de Governo solicitando que seja publicada a lista das promoções dos policiais civis.

O deputado Franzé Silva (PT) solicitou à Equatorial a instalação de energia elétrica na Avenida Cícero Ribeiro de Almeida, na cidade de Várzea Grande.

Foram lidos ainda seis requerimentos apresentados pelo deputado Francisco Limma (PT). Em favor das comunidades Poço e Jatobá,do município de Eliseu Martins, e Calumbi, em Jerumenha, o deputado requereu da Equatorial Energia a extensão na rede de energia elétrica nos municípios.

Em favor da comunidade Mimbós, zona rural de Amarante, Limma requereu ainda do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) providências para o desenvolvimento e execução de projeto para a construção de uma casa de farinha; da Secretaria de Estado de Agricultura (SAF) e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI) apoio técnico-financeiro para a perfuração de dois poços artesianos.

Francisco Limma requereu do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) a regularização fundiária e posterior titulação às famílias do assentamento Angico Branco, zona rural de Eliseu Martins.

No fim da sessão plenária, durante o tempo destinado aos pequenos avisos, Cícero Magalhães (PT) destacou a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Teresina, na última quarta-feira (03).

 


Andréia Sousa/ Iury Parente / Laryssa Saldanha - Katya D'Angelles