Ver Ouvir Sentir debate sobre o tempo de telas para as crianças

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 11/04/2025 15h28, última modificação 11/04/2025 15h28
Para falar do assunto, Chico Costa entrevista a psicopedagoga Joelma Lemos

No programa Ver Ouvir Sentir deste sábado (12), que vai ao ar às 10h30, o apresentador Chico Costa entrevista a psicopedagoga Joelma Lemos sobre o tema: "Tempo de telas para crianças. Qual o limite aceitável?".

 

A psicopedagoa destaca que cada vez mais cedo muitas crianças têm contato com telas no seu cotidiano. Quando essa prática se torna um vício, isso pode acarretar consequências negativas tanto no emocional quanto na aprendizagem do indivíduo. Já o uso positivo de dispositivos tecnológicos, pode ser um aliado importante para as crianças na escola para o seu processo de ensino-aprendizagem. Os pais e professores devem sempre supervisionar o uso limite das telas.

 

Os sinais do vício estão relacionados a pouca interação social, a perda de apetite, a maior irritação emocional, o baixo rendimento escolar, o sono desregulado e o desenvolvimento da ansiedade que pode levar a um quadro de depressão.

 

O ideal é que até os dois primeiros anos de vida, a criança não tenha contato com o uso de telas. Depois dessa fase, o aconselhável é que a criança use por no máximo 1 hora e meia as telas.

 

Não perca a reprises do programa no domingo, às 10h30.

 

Edição: Site TV Assembleia