TV Assembleia exibe nesta quarta (18) documentário especial sobre o Palácio Petrônio Portella
No dia 22 de fevereiro de 1985, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) inaugurou sua atual sede, o Palácio Petrônio Portella, depois de ter passado por Oeiras (1835 a 1852) e pelo Palácio Anísio de Abreu (até 1985). Neste ano de 2025, a Casa do Povo, como é chamada, comemora 40 anos. E para lembrar a data, a TV Assembleia exibe, nesta quarta-feira, 18 de junho, um documentário especial sobre a história do Palácio Petrônio Portella.
A nova sede foi construída em 240 dias, obra em área superior a 10 mil m² e que contou com 1.200 trabalhadores. O presidente da Alepi na época da inauguração era Waldemar Macêdo, que hoje nomeia o Plenário da Casa, reformado em 2024. O então governador do Piauí, Hugo Napoleão, afirmou na inauguração do prédio que a Alepi é a Casa do Povo e é aberta a todas as vozes. O atual presidente da Assembleia, deputado Severo Eulálio, reverbera a mesma visão, décadas após. “Aqui é a Casa do Povo, aqui é a Casa onde a democracia vive. A democracia pulsa e todos aqui estão aptos a abrir suas portas para abraçar o povo piauiense”, defendeu.
O documentário conta a história de um dos maiores símbolos da democracia piauiense, um cenário de decisões que marcaram a história do Piauí e do seu povo. Será exibido em três horários: após o jornal Bom Dia Alepi, às 8 horas; à tarde, às 15 horas; e à noite, a partir das 19 horas.