TV Assembleia estreia nesta sexta (2) a série "Alimentando a Alma"

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/04/2025 10h51, última modificação 30/04/2025 10h51

A TV Assembleia estreia nesta sexta-feira, 2 de maio, a partir das 21 horas, a série Alimentando a Alma, numa parceria com a Empesa Brasileira de Comunicação (EBC) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.


Com cinco episódios e direção de Sérgio Carvalho, Alimentando a Alma é uma série documental que se aprofunda nas riquezas das tradições culinárias e rituais mágicos, celebrando o conhecimento das anciãs e mestras cujas práticas correm risco de desaparecer. Contra o pano de fundo de uma indústria alimentar dominante e um cotidiano acelerado, a série apresenta alternativas nutritivas e culturalmente ricas às opções alimentares rápidas e industrializadas.

 

A série segue a jornada de Laura Cunha, uma bruxa moderna da tradição Wanen, em seu encontro com mulheres detentoras de saberes ancestrais na cozinha e no misticismo. Esses encontros geram um diálogo enriquecedor de saberes e trocas geracionais, com Laura atuando como uma ponte que leva esses conhecimentos valiosos até a mulher moderna.

 

Laura adota uma abordagem de aprendiz, curiosa e observadora, buscando reavivar conhecimentos antigos e reinterpretá-los em receitas contemporâneas. Suas receitas, sutilmente formuladas com dicas de magia e um profundo respeito pelos ingredientes, refletem as crenças e práticas das pessoas e locais visitados, tornando cada episódio único e temático.



Alimentando a Alma é uma ode à ancestralidade feminina e à cozinha com consciência, buscando reconectar os espectadores com suas memórias afetivas e oferecer uma alternativa à tendência de gourmetização. A série documental celebra a força matriarcal e a magia escondida nas tradições culinárias de nossas mães e avós, reforçando a importância de pratos preparados com amor e respeito.

 

A reprise vai ao ar, no sábado, a partir das 22 horas, e na quarta-feira, às 15 horas.

 

Veja o vídeo


 

Edição: Site TV Assembleia