Programa Palavra Aberta discute novo mapa da religião no Brasil e no Piauí

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 11/06/2025 16h00, última modificação 11/06/2025 16h00
Para compreender melhor esse novo panorama religioso no país e no estado, o programa Palavra Aberta, da TV Assembleia, conversou nesta quarta-feira (11) com o sociólogo e pós-doutor em antropologia José Bispo

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, divulgados no início de junho, revelam que o catolicismo continua sendo a religião mais popular entre os brasileiros — especialmente no estado do Piauí.

 

De acordo com os números, 56,6% dos brasileiros se declaram católicos. No Piauí, o índice é ainda maior: 77,43% da população com 10 anos ou mais afirma seguir a religião católica apostólica romana.

 

A pesquisa também aponta que as religiões evangélicas continuam crescendo, embora de forma mais moderada.

 

Para compreender melhor esse novo panorama religioso no país e no estado, o programa Palavra Aberta, da TV Assembleia, conversou nesta quarta-feira (11) com o sociólogo e pós-doutor em antropologia José Bispo.

 

Segundo o especialista, desde o primeiro censo com dados sobre religião, realizado em 1872, é possível observar uma mudança gradual no cenário religioso brasileiro — com destaque para o crescimento das religiões evangélicas nas últimas décadas.

 

Confira a entrevista completa: