Piauí que Produz destaca crescimento da ovinocaprinocultura no estado

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 23/02/2025 08h40, última modificação 22/02/2025 17h08
O programa também mostra a instituição do Desenrola Rural para benefícios pequenos agricultores

O programa Piauí que Produz deste domingo (23), com apresentação do jornalista Ricardo Moura Fé, destaca o crescimento da produção da ovinocaprinocultura no estado, que se torna o terceiro maior produtor do país. O curioso é que a maioria das unidades produtoras é formada por pessoas de mesma família e mais de 80% do rebanho pertence a agricultores familiares. Gabriel Napoleão, presidente da entidade que representa os criadores, assinalou que o Piauí é uma terra fértil para a criação de caprinos e ovinos.

 

O programa também traz um projeto que beneficia pequenos agricultores que não podem mais tomar empréstimo para aplicar na sua área de produção por conta de dívidas no sistema financeiro. É o Desenrola Rural, que promete descontos de até mais de 90% em alguns casos. Parlamentares destacam essa grande iniciativa do governo federal em prol da pequena produção. Veja ainda que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou um dia de campo na Fazenda Campinas, localizada na zona rural de Campo Maior. No evento, criadores de caprinos e ovinos debateram temas atuais, como nutrição alimentar, sanidade e melhoramento genético.


Outra reportagem do Piauí que Produz ressalta que as frutas secas têm conquistado cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros. Além de saborosas, são práticas, nutritivas e uma excelente opção para quem busca uma dieta mais equilibrada. E mais: técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, realizaram uma extensa operação de manutenção da rede pluviométrica estadual nos primeiros dias deste mês, quando foi descoberta uma preocupante situação de "seca verde" no Piauí.


Confira o programa na íntegra



Fonte: TV Assembleia