Piauí busca reestruturar dívidas para ampliar investimentos e acelerar desenvolvimento

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 14/05/2025 09h49, última modificação 14/05/2025 09h49
Em entrevista ao Bom Dia Alepi, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destaca ações do governo Rafael Fonteles

Para garantir novos investimentos e acelerar o desenvolvimento do estado, o Governo do Piauí está em fase de reestruturação das suas dívidas. Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, desta quarta-feira, 14, apresentado pela jornalista Alexandra Teodoro, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, explicou que a iniciativa visa ampliar a capacidade de investimento do estado, trocando dívidas mais caras e de curto prazo por contratos de longo prazo e com juros menores.

 

Além da reestruturação fiscal, o governo vem promovendo o Diálogos pelo Piauí, uma estratégia participativa de revisão do Plano Plurianual (PPA). A iniciativa percorre os 12 territórios administrativos do estado e promove oficinas temáticas, debates e plenárias com a presença do governador. O próximo encontro será em Campo Maior, sede do Território dos Carnaubais. “É um momento importante de escuta direta das comunidades”, destacou o secretário.

 

Outro destaque é o OPA 2025 (Orçamento Participativo), que entra na fase de análise das propostas apresentadas por associações e entidades. A lista final das ações será divulgada no dia 1º de julho e a votação popular ocorre entre 4 e 13 de julho. Segundo Bonfim, cerca de 70% das ações votadas em 2024 já estarão em execução até o fim de junho.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia