Palavra Aberta destaca o impacto da cultura de fãs na indústria criativa

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 28/04/2025 16h55, última modificação 28/04/2025 17h15
O convidado para falar do assunto é o pesquisador e comunicador, Luze Silva.

No programa Palavra Aberta desta segunda-feira (28), às 14h30, o apresentador Thiago Morares entrevista o pesquisador e comunicador, Luze Silva, sobre o impacto da cultura de fãs na indústria criativa.

 

Com a capacidade de mobilizar milhões de pessoas, criar conteúdo, exigir produtos e investir em experiências exclusivas, os grupos de fãs denominado "fandons" , se tornaram grandes protagonistas da indústria pop.

 

No mundo das redes sociais e internet, os fãs consomem músicas, filmes, vídeos, livros entre outros materiais de determinado artista que admiram. Além disso, atualmente, já é observado que grande parte  desse público passa também a criar conteúdos criativos e interativos sobre tal artista, manifesta de que forma deseja que o artista se comporte, e até mesmo, o que a indústria pop pode criar naquilo que o ídolo apresenta ao público.

 

Além de priorizar as estratégias comerciais e do marketing, a indústria pop foca em uma participação mais ativa daquilo que os fãs querem ver de novidade ou algo que ficou para trás na carreira do artista.

 

Confira na íntegra mais informações sobre a entrevista do programa:

 


Edição: Site TV Assembleia