Palavra Aberta/AJUSPI discute fim da reeleição e mudanças nos mandatos políticos

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 27/05/2025 17h47, última modificação 27/05/2025 17h47
A PEC 12/2022, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, propõe mandatos únicos de cinco anos para presidente, governadores e prefeitos, além da unificação das eleições a partir de 2034.

 

No Palavra Aberta/AJUSPI desta terça-feira (28), o apresentador Thiago Moraes conversou com o advogado e jornalista Gérson Rezende sobre a proposta que coloca fim à reeleição no Brasil. A PEC 12/2022, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, propõe mandatos únicos de cinco anos para presidente, governadores e prefeitos, além da unificação das eleições a partir de 2034.

Durante a entrevista, Rezende explicou que a proposta tem como objetivo fortalecer a alternância de poder e reduzir os custos das eleições. No entanto, ele alertou para os possíveis impactos na gestão pública, principalmente em relação à continuidade de políticas e projetos de longo prazo.

A PEC é de autoria do senador Marcelo Castro (MDB) e conta com o apoio de outros parlamentares como Carlos Portinho (PL-RJ) e Jorge Kajuru (PSB-GO). Rezende lembrou que a reeleição foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso, com o argumento de garantir estabilidade ao Plano Real, mas afirmou que hoje o debate é outro.

 

 

 

 

Acompanhe a entrevista completa na íntegra:

Edição: Site TV Assembleia