Palavra Aberta/AJUSPI destaca o uso da força policial e combate ao crime organizado

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 08/04/2025 17h14, última modificação 08/04/2025 17h14
Para falar do assunto, Thiago Moraes entrevista o advogado Antônio Cantuária

No Palavra Aberta/AJUSPI desta terça-feira (8), o apresentador Thiago Morares entrevista o advogado Antônio Cantuária sobre o uso da força policial e combate ao crime organizado.

 

Durante o programa, é discutido duas importância iniciativas que fazem parte do combate ao crime organizado: a PEC da segurança, proposta pelo Governo Federal, que visa criar um sistema único de segurança pública, com recursos próprios e a integração das forças policiais. Outra ação é o Pacto pela Ordem, lançado pelo Governo do Piauí, que propõe medidas para reforçar a segurança no estado.

 

A PEC da segurança foi proposta pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que propõe alterações em que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passa a ser ostensiva, e Polícia Federal continua sendo judiciária e investigativa. Além disso, as Guardas Municipais se tornariam parte do rol da segurança pública, ou seja, não compete apenas a União e os Estados promoverem as soluções da segurança pública, mas também aos municípios.

 

No Pacto pela Ordem, a confisco de bens relativos às motos e os carros em uma racha dos rolezinhos se torna inconstitucional. Além disso, coloca-se em prática a destruição de bens que foram utilizados em ações criminosas.

 

O Palvara Aberta vai ao ar de segunda à quarta, às 14h30. Não perca as reprises na quarta e na quinta, às 14h30.

 

Confira mais informações da entrevista na íntegra: 

 

 

Edição: Site TV Assembleia