Operação Caminhos Seguros: Piauí lança sistema Clara para ajudar na busca por crianças desaparecidas

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 07/05/2025 09h24, última modificação 07/05/2025 09h24
Nayara Duarte, da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, explica como funcionará o sistema em entrevista ao Bom Dia Alepi

O Governo do Piauí lançou o sistema Clara, uma nova ferramenta de alerta infantil que promete agilizar as buscas por crianças e adolescentes desaparecidos no estado. A iniciativa faz parte da Operação Caminhos Seguros e será integrada ao aplicativo Gov PI.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado por Alexandra Teodoro, Nayara Duarte, da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIP), explicou que o Clara vai permitir que cidadãos recebam alertas diretamente no celular sempre que um boletim de ocorrência (BO) for registrado. Assim, qualquer pessoa poderá colaborar enviando informações à polícia caso aviste a criança ou adolescente desaparecido.

 

Segundo Nayara, o sistema também permitirá que os próprios pais ou responsáveis informem se a criança já retornou para casa, ajudando a manter os dados atualizados. Hoje, 69% dos desaparecidos no Piauí são meninas e 84% são negras. A maior parte dos casos ocorre entre sexta e domingo, período em que as famílias tendem a ficar mais relaxadas na vigilância.

 

 

 

Confira aqui a entrevista completa


 

Fonte: TV Alepi