Nova Tarifa Social de Energia deve beneficiar 14 mil famílias em Picos (PI)

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 04/07/2025 15h00, última modificação 04/07/2025 15h00
Em entrevista ao programa Alepi TV 1, a gerente de Relacionamentos da Equatorial Piauí explica sobre critérios

A partir deste sábado, 5 de julho, entra em vigor a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante 100% de desconto nos primeiros 80 kWh consumidos por mês para famílias de baixa renda. A mudança beneficia diretamente cerca de 14 mil famílias já cadastradas em Picos (PI).

 

Em entrevista ai repórter Danilo Eliéser, no programa Alepi TV 1, da TV Assembleia, a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Mariana Araújo, explicou que quem já é beneficiado não precisa fazer nada, apenas manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado a cada dois anos.

 

No entanto, há 4.600 famílias em Picos que têm direito ao benefício, mas ainda não se cadastraram. Para obter o desconto, é necessário estar inscrito no CadÚnico e atender critérios como:

 

  • Renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;

  • Pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos que recebam o BPC;

  • Famílias com membros que dependem de equipamentos elétricos vitais, com renda de até três salários mínimos;

  • Indígenas e quilombolas, também inscritos no CadÚnico.

 

A grande novidade é o desconto total (100%) para quem consome até 80 kWh, substituindo o antigo teto de 65% de abatimento. Por exemplo, se uma casa consome 120 kWh, apenas 40 kWh serão cobrados. Importante lembrar que impostos e parcelas de financiamento continuam sendo cobrados normalmente.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

 

Fonte: Alepi TV 1