Nova era Trump e a repercussão das ações do presidente norte-americano
No programa Palavra Aberta, da TV Assembleia, exibido nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, com Thiago Moraes na apresentação, o doutor em história social Leôndidas Júnior fala sobre a nova era Trump e o impacto histórico do imperialismo norte-americano.
Segundo Leôndidas, o segundo mandato do Trump inicia com uma continuidade do que foi aquele primeiro momento quando ele foi presidente da República, quando assumiu muito dessas atitudes e ações que ele tem divulgado atualmente. Para o especialista, trata-se mais de um peso midiático, um peso estratégico do que de fato o peso concreto de realização.
Entretanto, essas ações se revelam como um dos últimos gritos de um ocidente que se vê perdendo espaço para outros espaços do globo, para outros atores sociais, para outros outros blocos econômicos, como o Brics, e outros países como a China e a Rússia. "Então você tem uma confluência que leva à eleição do Trump. Talvez de fato, é mais esse sentimento norte-americano de resistência, até mesmo de uma tentativa, impossível até certo ponto, de resgate de um passado imaginário ou daquilo que se colocou o que era esse passado norte-americano", salientou.
Leôndidas citou que isso já aconteceu, ou seja, medidas que o atual presidente anunciou no se primeiro mandato, mas depois voltou atrás. "O que ele tem feito? Ele está ameaçando taxar México, o Canadá, a China, países do Oriente Médio e União Europeia. Ele já fez tudo isso lá atrás e logo depois foi negociado. Foi aberto espaço para esses países, foram tiradas as taxas. É mais no sentido de dar uma resposta ao seu eleitorado", disse.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia