No Piauí que Produz, dia de campo em Demerval Lobão e curso de pequi em Capitão de Campos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 06/04/2025 08h00, última modificação 05/04/2025 11h32
O programa é exibido aos domingos, às 7h, com apresentação de Ricardo Moura Fé

No programa Piauí que Produz deste domingo (6), que vai ao ar às 7h, com apresentação de Ricardo Moura Fé, destaques no dia de campo para tratar de técnicas de criação da galinha raça canela-preta em Demerval Lobão, e o curso de capacitação para o uso de pequi no município de Capitão de Campos.

 

Na zona rural de Demerval Lobão, aconteceu um dia de campo voltado aos agricultores, entidades do campo e representantes indígenas, para tratar de técnicas de criação da galinha raça canela-preta. Em Capitão de Campos, os produtores fazem capacitação para o uso de pequi como fonte de renda. Na culinária, o pequi é opção para vários pratos.

 

Você confere uma blitz ambiental realizada na sexta-feira (4), que teve o objetivo de alertar os motoristas sobre a presença de animais silvestres na via pública. Na economia, já está em vigor a medida do Governo do Piauí de zerar o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sServiços - ICMS de produtos da cesta básica.

 

Em Teresina, também foi feito um dia de campo para os Yanomami, com a finalidade de criação de galinhas caipiras, promovido pela Embrapa Meio Norte, em parceria com a Embrapa Roraima. Confira também, que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, identificou a seca verde em 127 municípios piauienses. O fenômeno causa impacto nas safras de milho, feijão e mandioca.

 

Os acidentes envolvendo escorpiões têm se tornado um problema de saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2023, foram registrados mais de 200 mil casos de picadas de escorpiões no país.

 

Confira o programa na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia - Edição: Site TV Assembleia