Livro "A Banca" estreia com sucesso no Salipi
Lançada no último dia do Salão do Livro do Piauí (Salipi), a obra "A Banca" chamou a atenção do público ao unir crítica social e dramaturgia inspirada no universo shakespeareano. O livro, que é também uma peça teatral, foi escrito pela professora Érica Fontes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com dois alunos integrantes do projeto "Os Federais", um dos grupos de teatro universitário mais atuantes do estado.
Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Alexandra Teodoro, Érica explicou que a peça se passa em um ambiente de "inquisição acadêmica", onde são questionadas as estruturas opressoras presentes dentro das universidades. “Muitas vezes, esse espírito opressivo fortalece egos narcisistas e contribui para adoecimentos da alma e do espírito. Depois, fazemos campanha de saúde mental, mas o cotidiano não favorece o equilíbrio”, afirma.
A estética da capa, marcada por elementos sombrios, antecipa o clima da narrativa. A peça mistura drama e crítica social com elementos da metaficção — uma “ficção sobre a ficção” —, abordando temas como poder, dualidade entre o bem e o mal, e a tensão entre aparência e essência nos espaços acadêmicos.
Durante o Salipi, "A Banca" teve uma apresentação especial no dia 12 de junho, com boa receptividade do público. Segundo Érica, a obra será levada ao cineclube da UFPI após o recesso, em agosto.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: Bom Dia Alepi