Leão XIV promete dar continuidade ao legado de Francisco com foco na paz

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/05/2025 10h31, última modificação 09/05/2025 10h31
Em entrevista ao Bom Dia Alepi, Natália Oliveira, mestre em história da Igreja, fala sobre o que esperar no novo papa

O novo Papa, Leão XIV, eleito em um conclave marcado pela diversidade, surpreendeu ao se tornar o primeiro pontífice norte-americano. Agostiniano e considerado progressista, ele era próximo de Francisco e sinaliza que continuará o legado de seu antecessor.

 

Em seu discurso inaugural, Leão XIV destacou a defesa da paz e o compromisso com uma Igreja missionária, próxima dos pobres e das periferias. O nome escolhido também carrega simbolismo: remete à linhagem de 13 papas anteriores chamados Leão, incluindo Leão Magno, reforçando a autoridade papal, e Leão XIII, pioneiro da doutrina social da Igreja. Além disso, há quem veja uma conexão simbólica com o irmão Leão, conselheiro de São Francisco de Assis.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, a mestre em História da Igreja, Natália Oliveira, avaliou que a escolha foi inesperada, já que se cogitava um europeu moderado, mas acredita que a continuidade com Francisco ficou evidente no discurso inaugural. Para ela, Leão XIV deve manter um perfil discreto e firme, marca de sua trajetória como prior agostiniano e missionário em áreas pobres do Peru.

 

 

 

 

Confira a entrevista completa



Fonte: TV Assembleia