Justiça Itinerante realiza atendimentos gratuito no bairro Poti Velho

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 04/02/2025 11h22, última modificação 04/02/2025 11h22
A analista judicial Vanessa Brandão deu detalhes sobre essa prestação de serviços no Jornal Bom Dia Assembleia

A Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Piauí está realizando uma jornada de atendimentos gratuitos para a população de Teresina nesta semana. A ação ocorre na Praça Domingos Jorge Velho, localizada no bairro Poti Velho, e segue até sexta-feira (7), das 8h da manhã até a última senha distribuída ser atendida.

 

Em entrevista ao jornal Bom Dia Assembleia, nesta terça-feira (4), a analista judicial Vanessa Brandão explicou que a Justiça Itinerante é um programa permanente do Tribunal de Justiça que tem como objetivo aproximar o Judiciário da população. "Sempre gosto de explicar que dentro do ônibus da Justiça Itinerante, é como se o Tribunal estivesse deslocado para atender a sociedade", destacou.

 

A iniciativa conta com uma equipe completa, composta por promotores, defensores públicos, analistas judiciais e juízes de direito. O objetivo é levar serviços essenciais às comunidades, principalmente para aqueles que têm dificuldade de acesso ao sistema judiciário tradicional.

 

Serviços oferecidos


A população que comparecer à Justiça Itinerante poderá contar com diversos serviços, como:

 

  • Emissão de carteira de identidade;

  • Aferição de pressão arterial;

  • Exames de DNA;

  • Atendimento para processos judiciais, incluindo divórcios e retificação de registros civis;

  • Suprimento de registro civil para pessoas não registradas;

  • Regularização de óbitos não registrados;

  • Atividades de entretenimento para crianças enquanto os pais recebem atendimento.

 

Para acessar os serviços, não há critérios específicos: basta comparecer ao local onde a Justiça Itinerante está instalada e retirar uma senha logo pela manhã. O atendimento segue até a última senha do dia ser chamada.

 

Planejamento para 2025


A Justiça Itinerante tem um cronograma de atendimentos planejado para o ano de 2025. Nesta edição, a prioridade serão bairros afastados do centro e regiões rurais, além de cidades do interior que não possuem fórum judicial. "Queremos suprir a carência de serviços dessas regiões", ressaltou Vanessa Brandão.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia