Especialistas orientam sobre cuidados com o "golpe do amor"

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/02/2025 09h59, última modificação 20/02/2025 09h59
Além da perda financeira, esse tipo de crime pode gerar ansiedade e transtorno depressivo

O "golpe do amor" é um tipo de estelionato emocional que envolve a manipulação de vítimas para obter vantagem financeira. Os golpistas criam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de relacionamento para ganhar a confiança das vítimas.

 

Os golpistas criam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de relacionamento, ganham a confiança das vítimas, simulam interesse genuíno e compartilham histórias pessoais fabricadas. Após construir uma relação emocional, solicitam dinheiro.

 

Em reportagem da TV Assembleia, o delegado o delegado Humberto Mácola disse que o criminoso nunca coloca o rosto verdeiro no perfil e consegue com uma ação atingir um número indefinido de vítimas.

 

No Piauí, de acordo com o delegado, já houve casos de pessoas que criaram perfis com personalidades famosas ou que diziam ser soldados americanos. "O lado bom disso é que essas mulheres que foram abordadas, no momento em que havia a questão financeira, elas nos procuraram", disse. Elas então foram orientadas a não fazer qualquer tipo de transferência, bloquearam os perfis e não foram lesadas.

 

A psicóloga Kyslley Urtiga explica que diante de uma condição como essa, um trauma que envolve perdas materiais, pode gerar ansiedade e transtorno depressivo.

 

Veja a reportagem


 

Fonte: TV Assembleia