Deputada Bárbara do Firmino explica lei que beneficia pessoas com fibromialgia
O governador Rafael Fonteles sancionou nova lei que estabelece diretrizes para a realização de ações informativas sobre a fibromialgia, além de garantir direitos e um atendimento mais humanizado e acessível aos pacientes acometidos pela doença. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de fevereiro.
A nova norma é de autoria da deputada estadual Bárbara do Firmin (PP), que concedeu entrevista a Shirley Evangelista no programa Alepi TV 1 nesta sexta-feira (21). Médica por formação, a parlamentar destacou que o foco da lei é ampliar a conscientização sobre a fibromialgia, uma doença de difícil diagnóstico e que requer mais estudos e divulgação.
Segundo a deputada, a fibromialgia é diagnosticada por exclusão, ou seja, quando outras doenças são descartadas. "Não existe um exame de sangue que comprove a presença da fibromialgia, por isso é tão essencial investir na conscientização e informação sobre essa condição", destacou.
A lei também prevê a criação de um Cadastro Estadual das Pessoas com Fibromialgia. A iniciativa permitirá que o governo obtenha dados epidemiológicos, o que pode auxiliar na tomada de decisões, como a aquisição de medicamentos e a oferta de tratamentos adequados na Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais.
"Queremos conscientizar não apenas a população, mas também o poder público, para que sejam tomadas medidas efetivas no atendimento a essas pessoas", reforçou a deputada.
As ações de conscientização ocorrerão ao longo do ano em escolas, creches e postos de saúde, buscando disseminar informações sobre a doença e seus impactos. A lei também prevê a formação de uma grande rede de apoio envolvendo a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação do Piauí.
Acesso a medicamentos e tratamento
Outro ponto essencial da nova legislação é a garantia do acesso gratuito aos medicamentos necessários para o tratamento da fibromialgia por meio da Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais. "A fibromialgia é uma doença incapacitante, e garantir o acesso a medicamentos é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes", explicou Bárbara do Firmino.
Mês de maio dedicado à conscientização
O mês de maio foi escolhido como período oficial da campanha de conscientização sobre a fibromialgia no estado. No entanto, as ações informativas e os programas de suporte aos pacientes ocorrerão durante todo o ano.
A nova legislação representa um avanço na assistência às pessoas com fibromialgia, promovendo o reconhecimento da doença e garantindo suporte adequado para os pacientes no Piauí.
Veja na íntegra a entrevista da deputada
Fonte: TV Assembleia