Cresce número de pedidos de recuperação judicial no Brasil
No jornal Bom Dia Alepi, o jornalista e apresentador Ricardo Moura Fé recebe o advogado especialista em Direito Empresarial Flávio Soares, que fala sobre o aumento de 61,8% nos pedidos de recuperação judicial, que atingiram o maior nível histórico no Brasil.
O número de pedidos de recuperação judicial no Brasil tem aumentado desde a crise provocada pela pandemia da Covid-19. O país registrou 2.273 pedidos de recuperação judicial o maior número desde o início da série histórica da Serasa Experian, representando um aumento de 61,8% em relação a 2023.
Em 2021, dos 1.841 processos de insolvência protocolados, 48% eram pedidos de recuperação judicial, enquanto 52% eram de falência. Em 2023, essa tendência se inverteu: dos 2.388 pedidos, 59% foram de recuperação judicial, contra 41% de falências. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelas micro e pequenas empresas, que somaram 1.676 requerimentos, um aumento de 78,4% em comparação ao ano anterior.
A recuperação judicial passou a ser vista como uma etapa legítima no processo de reestruturação empresarial, e não mais como uma medida desesperada para evitar dívidas.
Confira a entrevista completa:
Fonte: TV Assembleia do Piauí