Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, Inácio Guimarães disse que é importante estar atento a possíveis golpes e irregularidades
Com a chegada do Carnaval, muitos turistas se preparam para aproveitar a folia nas belas praias do litoral piauiense. No entanto, é importante estar atento a possíveis golpes e irregularidades que podem ocorrer durante esse período de alta demanda por locações por temporada. O conselheiro do Creci-PI Inácio Guimarães, em entrevista a Juliana Arêa Leão no jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 17, alerta para os cuidados que todos devem ter ao buscar um imóvel para alugar.
A primeira recomendação é sempre buscar a ajuda de um corretor de imóveis credenciado. No litoral piauiense, há mais de 150 profissionais qualificados prontos para atender os turistas. Uma simples pesquisa no Google pode ajudar a encontrar corretores em cidades como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
Antes de fechar qualquer negócio, é fundamental confirmar a propriedade do imóvel. Solicite o registro do imóvel ao proprietário e, se necessário, uma procuração que comprove que ele está autorizado a locá-lo. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis.
Os estelionatários costumam se aproveitar da urgência e da escassez de imóveis disponíveis durante o Carnaval. Eles podem criar anúncios falsos com fotos de imóveis que não estão realmente disponíveis para locação. Fique atento a ofertas que parecem boas demais para ser verdade e desconfie de solicitações de depósitos imediatos.
Embora existam portais confiáveis para locação de imóveis, muitos sites também são suscetíveis a fraudes. É importante verificar a reputação do site e, se possível, buscar referências antes de realizar qualquer pagamento. Um caso recente envolveu uma jornalista que, ao alugar um imóvel por um site de renome, acabou sem lugar para ficar ao chegar ao destino.