Consultas, exames, cirurgias: veja os prazos que os planos são obrigados a cumprir

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 09/06/2025 16h33, última modificação 09/06/2025 16h33
Segundo a ANS, desde a pandemia de Covid-19, houve aumento no número de reclamações dos consumidores contra os planos de saúde

Desde 2023, os planos de saúde estão obrigados a seguir novos prazos para marcação de consultas, exames e procedimentos médicos. As regras foram atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas muita gente ainda não conhece os detalhes e, por isso, deixa de exigir seus direitos.


Segundo a ANS, desde a pandemia de Covid-19, houve aumento no número de reclamações dos consumidores contra os planos de saúde. Isso mostra que o atendimento nem sempre está sendo feito da forma adequada — e, principalmente, dentro do prazo estabelecido.


Para esclarecer essas regras e orientar os beneficiários sobre como agir quando os prazos são desrespeitados, o programa TV Alepi 1, da TV Assembleia, traz uma entrevista exclusiva com a advogada especialista em Direito Médico e da Saúde, Andréssa Taíula.



Ela explica, de forma clara e objetiva, quais são os prazos máximos que os planos devem cumprir, além de orientar sobre os caminhos que os consumidores devem seguir para registrar reclamações e exigir o cumprimento da lei.



Assista à entrevista completa:


Fonte: TV Assembleia.