Confluência Palomares celebra o Orgulho LGBTQIAPN+ na Defensoria Pública do Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 24/06/2025 09h59, última modificação 24/06/2025 09h59
Em entrevista ao jornal Bom Dia Assembleia, o ouvidor Thiago Rodrigues detalha sobre o evento.

Em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza nesta segunda-feira (24), em Teresina, a Confluência Palomares – Orgulho, Arte e Resistência, uma ação voltada à promoção de direitos, memória e acolhimento da população LGBTQIAPN+.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, o ouvidor externo da Defensoria, Thiago Rodrigues, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, a ouvidoria externa atua como elo entre a sociedade civil e a instituição, promovendo o acesso à justiça, especialmente de grupos historicamente vulnerabilizados.

 

“Neste mês de junho, a ouvidoria articula ações junto aos movimentos sociais para reafirmar direitos da população LGBTQIAPN+ e fortalecer políticas públicas inclusivas”, afirmou.

 

O evento homenageia Paloma Amaral, travesti negra assistida pela Defensoria e vítima fatal da transfobia. A programação inclui rodas de conversa, escuta qualificada e serviços como o projeto "Meu Nome, Meu Orgulho", que facilita a retificação de nome civil de pessoas trans.

 

Confira a entrevista


 

Fonte: Bom Dia Assembleia