Confira os destaques do Piauí que Produz deste domingo (16)

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 15/02/2025 14h18, última modificação 15/02/2025 14h18
O programa vai ao ar às 7h da manhã, com apresentação do jornalista Ricardo Moura Fé

No programa Piauí que Produz, deste domingo (16), que vai ao ar às 7h da manhã, os principais destaques são o projeto do deputado estadual Francisco Limma, do PT, que tem o objetivo de alavancar a fruticultura no Piauí e a ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí) discute lei que obriga as lojas do agro a informarem os nomes de compradores de agrotóxicos.

 

A lei sancionada pelo Governo do Piauí, de autoria do deputado Francisco Limma, tem o objetivo de organizar a produção, comercialização, industrialização e o consumo de frutas no estado. Outra lei que está em tramitação na ALEPI, diz respeito a obrigação das empresas ligadas ao agro a apresentação da relação com o nome de compradores de produtos de uso restrito, por exemplo, os agrotóxicos.

 

Além disso, você vai conferir a audiência pública realizada pela Secretaria de Estado da Administração que tratou do projeto de concessão de revitalização e manutenção do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde em Teresina. Tem novidade em pesquisa na agricultura irrigada, pois a Comissão Nacional de Irrigação (CNA), discute com federações estaduais da agricultura um estudo sobre o uso de energia elétrica nessa área para 2025. Outra pesquisa também muito importante é desenvolvida pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), com galinhas da raça canela preta para estimular a comunidade a criar a ave que é amplamente usada na agricultura familiar.

 

O preço dos ovos registrou um aumento significativo neste mês de fevereiro com crescimento de 50%, que é explicado pelo aumento gradual da demanda pela proteína e à oferta limitada. Veja também a entrega que a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar realizou para agricultores de 12 municípios de tratores e implementos agrícolas.

 

Edição: Site TV Assembleia