Cineclube Cultura Piauí estreia neste sábado com exibição de filmes genuinamente piauienses

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/04/2025 09h40, última modificação 25/04/2025 10h49
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, o produtor cultural Carlos Veras dá detalhes sobre o evento

Começa neste sábado (26), no Centro Cultural Manuel Paulo Nunes, em Teresina, o Cineclube Cultura Piauí, um novo espaço de exibição, debate e formação em audiovisual voltado para estudantes, profissionais da área e o público em geral. Com entrada gratuita, a programação se estende até o dia 30 de abril e inclui a exibição de mais de 20 filmes piauienses, oficinas práticas e atividades de formação com profissionais renomados do setor.

 

Idealizado pela Associação dos Amigos do Centro Cultural M. Paulo Nunes, o projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como foco principal a formação de plateia entre jovens estudantes da rede pública. Ao longo da semana, cerca de 500 alunos do 9º ano ao 3º ano do ensino médio devem participar das sessões, promovendo o contato direto com o cinema feito no estado.

 

“A ideia é aproximar esses jovens do audiovisual local, fazendo com que conheçam e se reconheçam nas produções feitas aqui”, explica o produtor cultural Carlos Veras, em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão. A estimativa é de que aproximadamente 700 pessoas participem do evento ao longo dos três dias principais de programação presencial.

 

Filmes, inclusão e homenagens

 

Toda a programação tem como destaque a valorização da produção audiovisual piauiense. A abertura da mostra será marcada pela exibição do filme “Esperança Garcia”, em versão com legendas, audiodescrição e intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para todos os públicos.

 

Entre os filmes selecionados, há produções que tratam de temas sociais relevantes, como a marginalização de pessoas trans, a valorização da população negra e o fortalecimento de narrativas locais. 

 

Confira a entrevista na íntegra

 

 


Fonte: TV Assembleia