Alepi TV 1 - Especialista explica sobre conclave para escolha do novo Papa

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 07/05/2025 17h59, última modificação 07/05/2025 17h59
Em entrevista do Alepi TV 1, o jornalista Matheus Nunes aborda sobre esse tema que chama a atenção de todo o mundo.

Começa nesta quarta-feira, 7 de maio, o conclave que escolherá o novo Papa da Igreja Católica, atraindo a atenção do mundo. O processo conta com a participação de cardeais brasileiros e acontece no Vaticano, reunindo 135 cardeais, dos quais 133 estão aptos a votar.

 

Em entrevista ao programa Alepi TV 1, apresentado pela jornalista Shirley Evangelista, o jornalista Matheus Nunes, especialista em liturgia católica, explicou os trâmites da escolha. O conclave normalmente ocorre após a morte de um Papa, mas também pode acontecer em caso de renúncia, como ocorreu com Bento XVI. Durante nove dias de luto, os cardeais realizam reuniões preparatórias — as congregações gerais — para definir detalhes como ritos fúnebres e também para se conhecerem melhor antes das votações.

 

O conclave é marcado por rituais simbólicos, como a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina: preta indica que não houve decisão; branca, que um novo Papa foi escolhido. Antes do início, é celebrada uma missa especial na Basílica de São Pedro e, a partir do momento em que é pronunciada a frase extra omnes (“todos para fora”), apenas os cardeais permanecem no local.

 

 

 

Acompanhe a entrevista completa


 

Fonte: TV Assembleia