Inconsistências no concurso público e dificuldade de contato com a banca Idecan

por Rosa Camila publicado 21/03/2024 12h11, última modificação 21/03/2024 13h49

Prezados, Um grupo de concurseiros que estão participando do certame da ALEPI, de Edital nº 01/2023, tem queixas sobre a correção das questões discursivas. No edital, constam duas fases de correções: os Macroaspectos, que dizem respeito ao candidato responder aos questionamentos, e os Microaspectos, de ordem gramatical e de contagem de linhas efetivamente escritas. Acontece que, para alguns cargos, foram duas questões discursivas. Em ambas, os Macroaspectos foram corrigidos e a eles dadas notas. Entretanto, em alguns casos, somente a primeira questão consta de correção, como se os candidatos não tivessem respondido à segunda questão e, como consequência, receberam nota zero. Ressalto que essa fase requer o mínimo de 60% de pontuação como requisito para a não desclassificação imediata do candidato. Sendo assim, por essa falha de não contabilização de linhas por parte de banca, há candidatos prejudicados, pois foram desclassificados por algo além da sua obrigação. Além disso, também há queixas de que a banca só permite 01 recurso por inscrição. Desta forma, se o candidato se sentiu prejudicado em ambas as questões, não tem direito a pedir revisão das duas, somente de uma. Temos tentado contato com a banca para tirar dúvidas acerca dessa fase. Entretanto, são muitos minutos aguardando atendimento e, quando ele finalmente acontece, não responde de maneira objetiva, clara e direta, havendo inclusive o encerramento abrupto do atendimento. Por esse motivo, peço que a Alepi interceda sobre a banca Idecan, para que os erros crassos sejam revistos durante essa fase, prezando pela transparência, seriedade e moralidade do concurso público em questão, e o atendimento ao cidadão seja, de fato, efetivo.

: 21/03/2024 12h09
: Denúncia
: Ouvidoria
: 20240321120953
: Resolvida

Respostas

1

: rosacamila
: 21/03/2024 12h13
: Tramitando

Prezada senhora Mayara Stéphane Valença,

Obrigada por interagir conosco!

Em atenção e consideração à sua demanda, informamos que enviaremos a sua reclamação à Comissão do Concurso da Alepi. Assim que tivermos um retorno, entraremos em contato.
Agradecemos o seu contato. Estamos à disposição para sugestões, reclamações, denúncias e elogios em nossos canais: site: https://www.al.pi.leg.br/ ; e-mail: ouvidoria@al.pi.leg.br; Whatsapp (86 99291183).

Atenciosamente,
Teresa Britto
Ouvidora-Geral da ALEPI
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Rosa Camila Portela
Coordenadora Executiva da Ouvidoria – ALEPI

2

: rosacamila
: 21/03/2024 13h47
: Tramitando

Prezada senhora Mayara Stéphane Valença,

Obrigada por interagir conosco!

Em atenção e consideração à sua demanda, informamos que, conforme resposta da Comissão do Concurso da Alepi, a situação foi regularizada pela Idecan e que o prazo para interpor recurso está mantido para o dia 21/03/2024. Portanto, serão aceitos recursos para as duas questões discursivas.

Agradecemos o seu contato. Estamos à disposição para sugestões, reclamações, denúncias e elogios em nossos canais: site: https://www.al.pi.leg.br/ ; e-mail: ouvidoria@al.pi.leg.br; Whatsapp (86 99291183).

Atenciosamente,
Teresa Britto
Ouvidora-Geral da ALEPI
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Rosa Camila Portela
Coordenadora Executiva da Ouvidoria – ALEPI

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