Escola do Legislativo realiza Aula Magna de início de cursos de pós-graduações
A Assembleia Legislativa do Piauí promove, no dia 25 de novembro, a Aula Magna que marca oficialmente o início dos novos cursos de pós-graduação da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. O evento será realizado no Plenário Waldemar Macêdo, do Palácio Petrônio Portela, das 19h às 21h30, com a proposta de discutir um dos temas mais urgentes do cenário educacional contemporâneo.
Sob o título “O Paradoxo do Conhecimento: Como a Economia da Atenção Sabota o Aprendizado Profundo na Era da Informação”, a aula magna reunirá especialistas para analisar como o excesso de estímulos, a fragmentação do foco e a lógica das plataformas digitais afetam a capacidade de aprender de forma consistente e crítica.
O painel contará com a participação do Professor Mestre Alessander Mendes, e dos professores especialistas Guilherme Soeiro e Larissa Maia, profissionais com atuação nas áreas de educação, comunicação e tecnologia. A mediação será conduzida pelo diretor da Escola, Walber Coelho.
De acordo com a coordenação de pós-graduação da Escola do Legislativo, o encontro reforça o compromisso da instituição em estimular debates que conectem a formação acadêmica às transformações sociais e tecnológicas. A escolha do tema busca provocar reflexão sobre os desafios vividos por estudantes, servidores públicos e profissionais que precisam desenvolver competências em um ambiente cada vez mais competitivo e saturado de informações.
Para diretor executivo da escola, Celso Batista, o debate chega em um momento decisivo. “Vivemos uma época em que informação não falta, mas foco e profundidade se tornam cada vez mais raros. Refletir sobre isso é essencial para qualquer projeto educacional sério. Esta aula magna não é só uma abertura de cursos, é um convite para repensarmos como aprendemos e como queremos formar profissionais e cidadãos”, afirma.
O início dos cursos de pós-graduações representa mais um passo da Alepi na ampliação de programas de qualificação voltados à sociedade piauiense, aliando teoria, prática e discussão crítica sobre o papel do conhecimento na administração pública e na vida cotidiana.