Painel aborda os impactos da Inteligência Artificial nas estruturas de poder no Brasil

por Luana Campos publicado 07/05/2025 17h50, última modificação 09/05/2025 07h10
Evento será realizado no dia 15 de maio, no auditório do TRE-PI, em alusão ao Dia Nacional da Educação Legislativa

A crescente presença da Inteligência Artificial (IA) no setor público e seu impacto direto na tomada de decisões e na governança será tema do curso “Governança e Tecnologia: Os Impactos da Inteligência Artificial nas Estruturas de Poder (Legislativo, Executivo e Judiciário)”, que será realizado no próximo dia 15 de maio, das 19h às 21h, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em alusão ao Dia Nacional da Educação Legislativa. 


As vagas são limitadas e inscrição é gratuita. Ela pode ser feita presencialmente na Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão, em Teresina, e online, pelo email (contatoelepi@gmail.com) ou pelo whatsapp da escola (86 99427-6170). É preciso preencher a ficha de inscrição e enviar cópia de RG.


O evento é promovido pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão em parceria com a Assembleia Legislativa do Piauí e apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, do Tribunal de Justiça do Piauí, da Associação Jurídica e Social do Piauí, e da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Piauí. “O dia 15 de maio celebra a importância da formação continuada de servidores e parlamentares para o fortalecimento das instituições democráticas e da cidadania. Para nós, será uma comemoração dupla, pois dia 15 de maio é dia Nacional da Educação Legislativa, e tivemos também, recentemente, o aniversário de 17 anos da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, no dia 10 de abril”, exalta Walber Coelho, diretor da escola.


O curso se propõe a discutir como as ferramentas de IA estão transformando a dinâmica do poder público, com foco especial na atuação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A proposta é refletir sobre as oportunidades e os desafios da aplicação de tecnologias inteligentes em processos decisórios, elaboração de políticas públicas, gestão institucional e até mesmo na produção normativa e julgamentos.


Voltado para servidores públicos, gestores, juristas, estudantes e demais interessados em inovação na administração pública, o curso apresentará uma abordagem crítica e atual sobre o papel da tecnologia no redesenho das estruturas de governança, contando com as palestras de Valdílio Falcão, representando o Poder Legislativo, Dimmy Magalhães representando o Poder Judiciário, e André Macedo e Venceslau Oliveira representando o Poder Executivo. A discussão vai explorar como a IA pode melhorar a eficiência, mas também alertar para os riscos éticos, jurídicos e institucionais que envolvem sua adoção indiscriminada ou mal regulada.