ALEPI promove curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros para servidores

por Luana Campos publicado 30/06/2025 08h19, última modificação 30/06/2025 08h19
ALEPI promove curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros para servidores

Foto de Thiago Amaral

Com foco na segurança no ambiente institucional e na preparação para situações de emergência, a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), por meio da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, ofertou um curso de Brigada de Incêndio destinado aos servidores da Casa. A capacitação, com carga horária de 8 horas/aula, foi ministrada nos dias 13 e 27 de junho pela manhã, e teve como objetivo principal preparar os participantes para agir de forma rápida, eficiente e segura em casos de incêndio, acidentes e outras situações que exijam resposta imediata.

 

“A ideia inicial do curso, era a de reciclagem da turma de Brigada de Incêndio já formada por servidores da casa em curso anterior mais completo, que teve 40h/aula de duração e certificação. Porém decidimos expandir para quaisquer outros funcionários interessados em aprender como sair de situações arriscadas e inusitadas”, explica o coordenador da Brigada de Incêndio do Poder Legislativo, José Nilton da Costa.

 

O curso combinou teoria e prática, abordando procedimentos fundamentais como evacuação de ambientes, uso correto de extintores, contenção de focos de incêndio e noções básicas de atendimento pré-hospitalar. Técnicas como a reanimação cardiopulmonar (RCP), imobilização de vítimas, controle de hemorragias, proteção em casos de convulsões e epilepsia também foram ensinados. As atividades foram conduzidas por profissionais habilitados do corpo de Bombeiros do Piauí, com ampla experiência na área de segurança e saúde.

 

A iniciativa do curso visa fortalecer a cultura de prevenção de riscos e acidentes dentro da ALEPI, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e uma resposta mais eficaz em eventuais emergências, como a que aconteceu em dezembro de 2024. “Nós formamos um grupo de voluntários de brigada de incêndio, e atuamos inclusive no incidente que tivemos em nossa sede no ano passado, em que um ar condicionado pegou fogo. Evacuamos os funcionários, tomamos todas as medidas protetivas iniciais, auxiliando no trabalho do corpo de bombeiros da casa. O resultado foi muito satisfatório, pois ninguém de feriu e as chamas foram rapidamente contidas”, comemora a servidora do setor de taquigrafia e membro da brigada de incêndio da casa, Raquel Sampaio. 

 

Responsabilidade Social

A realização do curso de brigada de incêndio e primeiros socorros representa uma ação básica e esperada em qualquer instituição pública de médio ou grande porte. Trata-se de uma medida preventiva e funcional, alinhada a normas de segurança ocupacional e ao princípio da responsabilidade institucional com seus servidores. A duração de 8h é compatível com as diretrizes estabelecidas por órgãos como o Corpo de Bombeiros e a NR-23 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho), o que garante, no mínimo, uma formação introdutória adequada.

 

A oferta de um curso como esse marca um avanço concreto na valorização do servidor e no cuidado com a coletividade institucional. Ao capacitar os colaboradores, a ALEPI não apenas cumpre sua função legal de garantir um ambiente seguro, mas também demonstra compromisso com uma gestão pública moderna e responsável. O conhecimento adquirido não se restringe ao local de trabalho — os servidores treinados tornam-se agentes multiplicadores, levando habilidades de salvamento para seus contextos familiares e sociais. Iniciativas como essa fortalecem a cultura de prevenção e podem salvar vidas, literalmente. Com continuidade e expansão, o projeto tem potencial de se tornar referência em boas práticas no setor público estadual.