Gracinha Mão Santa destaca diversas ações em Parnaíba

por Iury Aragão publicado 07/06/2023 13h35, última modificação 07/06/2023 13h55
Entre os temas está o São João, que terá 30 dias de festa

A deputada Gracinha Mão Santa (PP) utilizou a tribuna na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quarta-feira (7), para abordar diversos temas relacionados a Parnaíba, como educação, saúde e acesso a crédito .

A parlamentar iniciou seu discurso destacando a 2ª Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Parnaíba. “Ela é de muita importância porque vai abordar legislações públicas. [...] Todos que trabalham com a planície, que representam a planície, devem procurar se inscrever”, disse.

Informou também que Parnaíba receberá carretas itinerantes do Banco do Brasil, nos dias 16 e 17 de junho. “Essa carreta está percorrendo o Piauí e ajuda a aquecer o fomentar os recursos e os empréstimos. [...] As linhas de créditos é que fazem com que investidores cresçam”, explicou.

Gracinha Mão Santa destacou a realização do São João em Parnaíba, que durará 30 dias. “São mais de 24 grupos culturais, o prefeito aumentou a premiação para quase R$ 200 mil, com recursos próprios. [...] É uma festa belíssima que fomenta a cultura, o bumba meu boi é lindíssimo, as quadrilhas são de nível elevado, fora isso, ainda haverá muito lazer, muito entretenimento e o comércio fica aquecido”, explanou.

Ela lamentou, no entanto, o não recebimento do termo de convênio assinado do Parque de Exposição de Parnaíba. Disse que a resolução disso tem sido tentanda há bastante tempo e nunca houve resposta por parte do Governo do Estado.

Em relação à educação, ela enalteceu o Instituto Federal do Piauí, campus Parnaíba, mas que é necessário abrir um curso de engenharia civil, pois a região tem crescido e precisa de profissionais da área. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) também foi tema. A deputada disse que os alunos continuam cobrando concurso ou a contratação de professores substitutos.

Sobre a saúde, ela comemorou o convênio para realização de radioterapia na cidade do litoral e a entrega de duas ambulâncias pela prefeitura municipal. “Sexta-feira, Parnaíba vai assinar o convênio de radioterapia. O cidadão da região macro e micro não vai precisar mais ir a Teresina, vai poder concluir os tratamentos de oncologia na cidade de Parnaíba”, contou.

A parlamentar lembrou, ainda, do aniversário de 10 anos das guardas civil e municipal de Parnaíba, a ser comemorado dia 15. “E irá estar na nossa cidade a PM com o efetivo de 150 policiais fazendo também a segurança”.

Gracinha Mão Santa reverberou a notícia de que o governador do Piauí iria encerrar com a Agespisa, o que causou alvoroço entre os funcionários. Ela disse que ainda não há uma resposta concreta, do Governo do Estado, sobre o assunto.

Finalizou desejando um bom feriado de Corpus Christi a todos. “Cada uma siga com muita fé, muita esperança e que se lembre dos mandamentos de Deus”.

Iury Parente