Violência contra a mulher é tema do Palavra Aberta com coronel Elizete

por Joelma de Sousa Abreu publicado 25/11/2025 18h28, última modificação 25/11/2025 18h28
Coronel afirma que a raiz de grande parte das agressões está na incapacidade de muitos homens aceitarem o “não” dito pelas mulheres

O programa Palavra Aberta, em  parceria com a Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), recebeu, nesta terça-feira (25), a coronel Elizete para discutir o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o início dos 16 dias de ativismo. Ela explicou que a raiz de grande parte das agressões está na incapacidade de muitos homens aceitarem o “não” dito pelas mulheres.


Durante a entrevista, a coronel destacou que 65% dos feminicídios no Piauí acontecem dentro de casa e que 90% das vítimas nunca haviam pedido ajuda ao Estado, o que reforça a urgência de ampliar canais de acolhimento e informação. Ela citou ainda casos reais que mostram como a violência geralmente começa em comportamentos pequenos, como controle e humilhações.



A coronel também falou sobre violência institucional e a resistência enfrentada por mulheres em posições de comando, reforçando que a mudança cultural é fundamental para reduzir os índices de agressão e feminicídio no país.









O programa completo com a entrevista está disponível no YouTube da TV Assembleia: 


Fonte: Site da TV Assembleia Imagem: Reprodução