Vai viajar? Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional evita transtornos no embarque

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/01/2026 11h13, última modificação 20/01/2026 11h13
Reportagem da TV Assembleia alerta para a importância da aquisição do documento, principalmente em caso de viagens interestaduais

Com a proximidade de períodos de grande fluxo de viagens, como o Carnaval, a TV Assembleia alerta a população para a importância de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento, que já está sendo adotado em todo o país, é mais seguro, integrado ao CPF como número único e essencial para evitar problemas durante viagens terrestres e aéreas.

 

Além de funcionar como documento oficial de identificação em todo o território nacional, a nova carteira também é aceita para embarque em países do Mercosul, substituindo o passaporte em deslocamentos internacionais dentro do bloco. A ausência do documento atualizado pode gerar transtornos, atrasos e até impedimento de embarque.

 

A diretora de Cidadania Digital do Piauí, Lívia Queiroz, destaca que o Governo do Estado tem intensificado campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da emissão da CIN, especialmente neste período de viagens.

 

“Estamos fazendo campanhas de conscientização para que toda a população piauiense possa emitir a Carteira de Identidade Nacional, sobretudo agora, em um momento de muitas viagens. Quem não estiver com o documento atualizado pode enfrentar dor de cabeça ao embarcar, tanto em viagens de avião quanto de ônibus, nas rodoviárias. Para viagens a países do Mercosul, a carteira é obrigatória”, explicou.

 

Confira mais informações na reportagem completa


 

Da Redação Site TV Assembleia