Tradição, clima e produção rural marcam edição do Piauí que Produz deste domingo (25)

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/01/2026 09h36, última modificação 25/01/2026 09h36
Com apresentação de Maria Vitória Ancelmo, o programa mergulha nas tradições de Uruçuí

A edição do Piauí que Produz, deste domingo (25), da TV Assembleia, apresentada por Maria Vitória Ancelmo, mostra tradições culturais, desafios climáticos e perspectivas da produção rural no Piauí.

 

Em Uruçuí, os festejos de São Sebastião reuniram cavalgada e Corrida do Prado, eventos que valorizam a cultura do vaqueiro e movimentam a cidade. Já em Pedro II, o Encontro dos Profetas e Profetizas da Chuva reuniu guardiões da sabedoria popular, que preveem chuvas abaixo da média no início de 2026, com possibilidade de melhora em março.

 

A irregularidade das chuvas já impacta a agricultura no sul do estado, com produtores apreensivos e a Defesa Civil monitorando a situação. O programa também alerta para o aumento de viroses no período chuvoso, como dengue e infecções gastrointestinais.

 

O IBGE projeta colheita superior a 6 milhões de toneladas de grãos em 2026, com destaque para soja e milho, mas reforça que a estimativa depende das chuvas. A edição ainda informa sobre o período de defeso do caranguejo-uçá, com restrições à captura para garantir a preservação da espécie.

 

 

 

Confira o programa completo


 

Edição Site TV Assembleia